#Storytime 0.3 - As Vantagens de se Ser Introvertido

Oh well... Questionam-se vocês assim que vêem este título: «Mas existem vantagens nisso?». Ora, não sei bem...

Portanto, ando nisto de ser introvertida desde que nasci mas já vi grandes melhoras ao longo dos anos. Sempre fui uma miúda muito introvertida. Introvertida a ponto de cometer as cenas mais horripilantes, em nome da vergonha (não queiram saber!).
Não é fácil viver como introvertido. Ainda menos fácil é obter sucesso no seio de extrovertidos, seja na escola, no trabalho, ou em qualquer situação em que as pessoas tenham que se destacar para ser bem-sucedidas. Mas o contrário também acontece! Os mais discretos, os que estão sempre calados e no seu canto, ao contrário daquilo que pensam (quem de nós, introvertidos, não pensou isto inúmeras vezes?!), podem estar a ser observados e a destacar-se através do seu secretismo!

Quanto a vocês não sei... mas, não bastando ao facto de ser extremamente introvertida, a ansiedade social é um drama de todo o tamanho! Falar com pessoas; estar com pessoas novas; ir para um trabalho novo, onde não se conhece ninguém; telefonar para um número de apoio ao cliente; LER um SMS/e-mail que pode ser mais intimidante, de uma pessoa com quem temos pouca confiança, são tudo questões que podem levantar ataques de pânico. Sim, ridículo, eu sei. Mas aposto que haverá alguém neste mundo que está comigo!
Imaginem a ansiedade e o pânico de tomar a decisão de criar (quase há um ano... Haverá giveaway à vista? :D) um blog, de fazer um comentário noutro blog ou no youtube, onde outras pessoas podem ver aquilo que dizemos... Chega a ser demasiado frustrante, acreditem.

E depois há aqueles momentos em que parece que temos a língua solta para falar com desconhecidos e pensamos que a nossa sorte está a mudar e, no fim, só nos saem coisas awkward da boca para fora.

Então, quais são as vantagens?

Poucas ou nenhumas... É certo que facilmente temos o nosso cantinho assegurado, onde podemos estar a ler um livro ou ouvir música, o que seja, sem que ninguém nos incomode.
Temos uma capacidade gigantesca para ouvir os outros (mas os extrovertidos também podem ter, right?) e tempo de sobra para reflexão (o que pode ser um tormento!).
A única coisa de que me orgulho como introvertida é da minha capacidade de observação. Enquanto os extrovertidos estão em conversa, eu estou a observar o mundo que me rodeia, com determinação e perspicácia, qual Sherlock Holmes!

Na maior parte das vezes não é fácil. É bom ter pessoas que puxem por nós e que nos façam sair da casca, de vez em quando. Fora isso, permanecemos na nossa bolha.



Querem fazer parte de uma tribo de introvertidos? Sigam este blog.

Querem saber mais sobre as vantagens de ser introvertido? Espreitem este livro (já está esgotado há algum tempo, mas podem ler a sinopse e requisitar na biblioteca local :))

Comentários

  1. Sister... Já sabes... ESTOU CONTIGO!!!

    Bem, assim que vi o título do último post aqui do Panemic Books, fiquei logo de antenas no ar! E, menina... a nossa visão do mundo e de estar nele podem muito bem ser clones uma da outra e isso nós já percebemos muito bem ;)

    Vivemos num mundo onde somos forçados a put ourselves out there e isso é muito, muito fora da nossa zona de conforto. Nunca gostei de atrair as atenções... nunca fui "popular"... sempre fiz o possível por passar o mais despercebida possível.

    Aliás, procrastinei a criação do Habitat ANOS porque a questão de me expôr sempre me prendeu. Podia sempre ter feito um blogue anónimo... Mas também à medida que o tempo foi passando, eu fui mudando... e aceitando a minha Natureza... e nasceu um desejo de mostrar aos outros "da minha espécie" que ESTÁ TUDO BEM! Nós apenas funcionamos de uma maneira diferente dos extrovertidos. Acho que foi mesmo um acto de rebeldia da minha parte querer acabar com este estigma, mostrando exatamente o mundo de uma pessoa introvertida, sem máscaras.

    Mas é um facto que temos a vidinha muito dificultada na hora de entrevistas de trabalho, ou de conhecer pessoas novas... Para mim o pior da Introversão é esta muitas vezes levar à ansiedade social. Essa sim é uma filha da mãe problemática... Essa sim, chateia-me às vezes... faz-me ter atitudes completamente estúpidas... e ficar com um nó no estômago a pensar nessas mesmas atitudes.

    Se tem vantagens... Talvez para o conceito de sucesso na Sociedade atual não. Sinto-me uma eterna outsider... com a diferença que hoje eu sei disfrutar disso. Antes fazia-me sofrer. E em algumas situações continua a ser desagradável, mas consegui chegar a um ponto em que estou confortável na minha própria pele. E isso foi uma luta do caraças!!!

    Mas adoro viver no meu mundo... seguir a minha silenciosa curiosidade! Viver tudo com intensidade mas em low profile! Eh, eh!

    ADOREI este post pelo seu conteúdo, pela vulnerabilidade... E fico muito grata por fazeres referência ao Habitat de Uma Introvertida como uma tribo de introvertidos, porque é mesmo essa a minha visão para o blogue (apesar de me dispersar também um bocadinho do tema...)

    Adoraria que mais pessoas partilhassem a sua experiência como introvertidos... porque nós somos MUITOS!!!!!!!!!!!!!!!!!


    Um grande beijinho, querida Joana <3

    https://nohabitatdeumaintrovertida.blogs.sapo.pt/



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, confesso que tenho andado aqui há volta com a resposta ao teu comentário. Não há grande coisa que possa acrescentar, certo? Comecei a "descontrair" nos comentários a outros blogs a partir do momento em que comecei a comentar e a visitar o teu. Tu conseguiste realmente mostrar, logo nos primeiros posts, que está tudo bem em sermos introvertidos, apesar de todas as limitações que isso nos possa causar. Concordo em tudo contigo. Não podia ser de outra forma :)

      Muito obrigada, a tua opinião é sempre muito importante!

      Um grande, grande beijinho ^^

      Eliminar
  2. Olha eu só já depois dos meus 20 anos é que descobri que sou introvertida... não tímida mas introvertida. A melhor explicação que me deram foi: tu recargas baterias sozinha, no teu espaço... e não o contrário. BOOOM!

    Tenho P & R ali no Reino, vem fazer uma perguntinha ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois dos 20? Uau... isso é inédito :P
      Eu sempre fui tudo, com a graça de deus lol

      Vou lá cuscar e ver se tenho algo interessante a perguntar :P
      Beijinho ^^

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares