Opinião | Fiona & Lucifera | Fiona

 Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião.


Título original: Fiona & Lucifera
Autoria: Fiona
Editora: Ideias de Ler
Ano: 2021
Páginas: 128

Comprar o livro na Wook ou na Bertrand*


Sinopse

Olá, eu sou a Fiona, a “mãe adotiva” de dois felinos, a Lucy e o Fera, que me deixam viver lá em casa se não incomodar muito. A Lucy é uma gata de três quilos e ternura que nunca mais acaba. O Fera é um gato branco, obcecado por comida e com muito mau-feitio.
Fiona & Lucifera é um retrato bem-humorado do mundo dos humanos, onde reinam a ironia e o sarcasmo. Um livro cheio de pelos de gato e furos nas camisolas que o vai fazer rir do insólito das situações mais comuns do dia a dia.
Qualquer semelhança com a realidade, a minha ou a sua, não é apenas coincidência!


autores-billboard


Opinião

Como qualquer amante de animais, sinto o meu coração a palpitar sempre que vejo uma graphic novel relacionada com cães ou gatos.
Este livro, com a promessa de muitas gargalhadas e gatos cheios de personalidade, não foi excepção.

Mas, ao contrário do que esperava ao ler a sinopse, o livro não é uma sátira ao comportamento de Lucy e Fera no dia a dia de Fiona.
O que temos neste livro acaba por ser um apanhado de algumas críticas sociais que caem em lugares comuns e clichés desnecessários feitas pelos próprios animais. De Fiona temos muito pouco.

A graphic novel não o é, na realidade. A mim parece-me um daqueles livros de pintar para crianças. Mas este não é um livro infantil, de todo.

As ilustrações, no entanto, são bastante engraçadas, aprecio bastante o estilo e acho que podia resultar muito bem num formato diferente.

Devido ao facto das ilustrações terem um tamanho bastante grande e cada "sketch" ocupar pelo menos uma página, o livro lê-se em 10 ou 15 minutos.

No final, foi um daqueles livros que, fora uma ou duas levantadelas dos cantos da boca, não me encheu as medidas.

Não é um livro que recomendaria a toda a gente mas se segues o trabalho da autora no Facebook, não irás querer perdê-lo.


Nota final: ✰✰✰












Cães ou gatos?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários