Vamos Falar Sobre... | Hábitos de Leitura



Já saberão algumas coisas que me definem como leitora. Saberão que não consigo ficar-me por uma TBR porque leio aquilo que me apetece no momento.
Poucos de vós saberão que, caso não leia aquilo que me apetece ler no momento, ou caso queira ler muitas coisas ao mesmo tempo e opte por uma em detrimento de outra, isso vai gerar uma reading slump! Nem mais... acho que depois da quantidade louca (para mim) de livros que li em Janeiro, a fraca quantidade de livros que li em Fevereiro e que se adivinha ser em Março, se deve a isso mesmo.
Mas enfim, não estamos aqui para falar disso mas sim de alguns hábitos de leitura que sigo quase religiosamente:

1) Usar SEMPRE o marcador do livro, quando existe. Tenho uma colecção absolutamente gigantesca de marcadores, o que é insano.

2) Ler na cama, antes de dormir; Ler na biblioteca de casa; Ler nos transportes.

3) Ler, de preferência, sem qualquer ruído à minha volta. Quanto menos distracção tiver, melhor.

4) Ler vários livros ao mesmo tempo. Foi a melhor coisa a que me habituei e permite-me ler vários géneros ao mesmo tempo e ter opção de escolha - hoje apetece-me ler isto, amanhã apetece-me ler aquilo.

5) Manter os livros o mais imaculados possível, como se tivessem acabado de sair da livraria.

6) Manter o Goodreads actualizado. Não de forma exaustiva, mas por forma a não me perder daquilo que li durante o mês/ano.

7) Não perder de vista a minha bolsa com todos os acessórios necessários à sobrevivência da leitura: phones para audiobooks, post-its, bloco de notas, caneta, etc.

8) Apontar questões importantes para fazer reviews assim que chego a algum sítio em que consiga escrever (sim, à maneira old school, com canetas e papel. Experimentem ter um Windows Phone e depois conversamos sobre quais são as melhores opções!).

9) Acima de tudo, aproveitar a minha leitura e ler por prazer e não a pensar nas reviews que quero ou não fazer. Esse «trabalho» é fruto de uma reflexão pós-leitura, quando vou no caminho dos transportes para o trabalho ou dos transportes para casa, essencialmente.

Basicamente são estes os meus hábitos, nada complexo mas muito específico ;) O próximo passo que considero ter que dar é criar um bullet journal mais elaborado do que já tenho, onde possa apontar o número de páginas que leio por dia, por exemplo. Isso irá permitir que, no final do mês, faça um balanço da média de páginas lidas; qual o género que me cativa para ler mais páginas por dia, etc...

E vocês, quais são os vossos hábitos de leitura? Têm alguma sugestão para melhorar os meus? Partilhem as vossas experiências e todos seremos mais felizes e melhores leitores :D

Comentários

  1. Claro que desde que tenho o Príncipe os hábitos tornaram-se ler enquanto ele dorme e me deixa ler descansada LOL fora isso é ter sempre comigo o meu Kindle!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aahaha! Ainda não sofro desse género de perturbações da leitura mas vejo ao meu redor quem passe pelo mesmo «mal» :P Felizmente, já existem imensas maneiras de manter a leitura em dia :)
      Beijinhos ^^

      Eliminar

Enviar um comentário