Opinião | Serei Sempre o Teu Abrigo | Valter Hugo Mãe



Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião!

Título: Serei Sempre o Teu Abrigo
Autor: Valter Hugo Mãe
Editora: Porto Editora
Ano: 2020
Páginas: 48

«O avô, resumido nos sentimentos, sem talento nas aflições, mais maniento e cheio de medo, só dizia: sossega, menina, sossega. Mesmo velhinhos, ele tratava-a como da primeira vez. Era uma menina.»

Um conto delicado sobre a fragilidade dos avós vista pelos olhos atentos do neto.
Na sensibilidade que só as palavras de Valter Hugo Mãe conseguem atingir, acompanhamos a força do amor dos avós um pelo outro e dos dois pelo neto. O poder dos laços da família e do afeto.





Quando solicitei este livro à Porto Editora (obrigada por acederem ao meu pedido!), foi na intenção de ler Valter Hugo Mãe pela primeira vez e dá-lo a conhecer a um público mais jovem, através de um livro que, pensei eu, seria mais leve.

Apesar deste livro estar classificado como infantil ou juvenil, desenganem-se. ESTE LIVRO NÃO É PARA CRIANÇAS! A menos que sejam absolutos prodígios ou queiram passar a história inteira a explicar conceitos e palavras. A própria narrativa não é propriamente linear, nem de fácil compreensão. Aliás, quando um livro tem uma nota do autor no final, a explicar aquilo que acabamos de ler, não pode ser um livro fácil.

A escrita e história deste livro, aliadas às ilustrações muito particulares que as pontuam, fazem com que pareça, nada mais, nada menos, do que uma peça de arte conceptual. Foi isto que senti ao ler este livro, que estava a olhar para um quadro extremamente elaborado e a tentar sugar-lhe um sentido que só o autor (claro está) sabe dar ao certo.

Aliado a tudo isto, não sou particularmente fã do facto de sentir que há partes do livro que têm que ser lidas em português do Brasil. A sensação de que há ali qualquer coisa mal escrita é demasiado constante. E até percebo que o autor seja conhecido por vários PALOP e bastante apreciado por lá, mas acho que dificulta bastante a leitura para quem está habituado ao português de Portugal.

Não odiei o livro, muito embora quem olhasse para mim depois de o ler (em cinco minutos, talvez), pudesse achar que sim. É um livro que, para mim, tem muitos problemas e que não recomendo, de todo, para crianças. No entanto, a mensagem não deixa de ser bonita.

As fãs de autores contemporâneos e da obra de Valter Hugo Mãe. A apreciadores de arte. A adultos.




Classificação no Goodreads: ✰✰✰























*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários