Opinião | The Ballad of Songbirds and Snakes | Suzanne Collins

The Ballad of Songbirds and Snakes

Título original: The Ballad of Songbirds and Snakes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Scholastic
Ano: 2020
Páginas: 517



AMBITION WILL FUEL HIM.
COMPETITION WILL DRIVE HIM.
BUT POWER HAS ITS PRICE.

It is the morning of the reaping that will kick off the tenth annual Hunger Games. In the Capital, eighteen-year-old Coriolanus Snow is preparing for his one shot at glory as a mentor in the Games. The once-mighty house of Snow has fallen on hard times, its fate hanging on the slender chance that Coriolanus will be able to outcharm, outwit, and outmaneuver his fellow students to mentor the winning tribute.

The odds are against him. He's been given the humiliating assignment of mentoring the female tribute from District 12, the lowest of the low. Their fates are now completely intertwined - every choice Coriolanus makes could lead to favor or failure, triumph or ruin. Inside the arena, it will be a fight to the death. Outside the arena, Coriolanus starts to feel for his doomed tribute... and must weigh his need to follow the rules against his desire to survive no matter what it takes.

Acabei ontem este livro e... meu Deus, tantos sentimentos!
Imensos anos depois de ter lido Hunger Games, que é a minha distopia preferida e deu o nome ao blog, fiquei super entusiasmada com o lançamento deste livro. Apesar de ter feito pre-order, tive que esperar mais do que queria para o ter na minha mão. Mas, assim que chegou, li-o de seguida, sem ler mais nada em simultâneo, para ter a minha atenção focada a 100% neste livro. E que livro!

Na 10ª edição dos Jogos da Fome, assistimos a uma grande novidade: a existência de mentores. São escolhidos 24 estudantes do Capitólio para acompanhar os tributos dos 12 distritos. Começamos, assim, uma viagem pela evolução dos Jogos da Fome, que nos leva a perceber a forma como se vivem e estão estruturados aquando da 74ª edição, quando Katniss se voluntaria como tributo. 
Muito sumariamente, o transporte e tratamento dado aos tributos era muito diferente, desumano e acabava por ter o objectivo de tornar os jogos mais rápidos e mortíferos. A grande mudança dá-se com um simples projecto escolar levado a cabo pelos mentores, que traz, ao longo do tempo, as alterações que dão origem aos jogos que bem conhecemos.

O livro traz-nos imensa informação, não só da evolução e história dos jogos, mas também, claro, sobre o nosso personagem principal - Coriolanus Snow.
Temos um personagem que mostra um bom íntimo, muito humano para com o seu tributo. No entanto, com o avançar da narrativa, vamos também percebendo o que se passa na sua cabeça e como a sua ambição se torna, cada vez mais, o seu principal foco. Ansioso, ambicioso e, muitas vezes, sem olhar a meios, não consegue propriamente ganhar a simpatia e amor dos leitores. Mas, com tanto medo que os fãs da trilogia original tinham da autora nos poder levar a adorar este personagem, penso que isso se torna positivo.
Conseguimos perceber a origem das rosas, que surgem sempre associadas à sua figura no Hunger Games, e de onde vem a frieza e crueldade que nos é tão familiar.

Sobre o tributo atribuído a Snow, não quero falar muito. Mais uma vez, percebemos de onde vêm certos aspectos dos livros anteriores e não podemos ficar-lhes indiferentes.

O livro está dividido em três partes e a leitura é densa, devido à quantidade de informação que contém. Penso que é daqueles livros que poderiam ser divididos em três em Portugal para, eventualmente, facilitar a leitura. No entanto, a edição entre volumes teria que ser rápida.

Num livro com um tom (ainda) mais adulto que os três primeiros, The Ballad of Songbirds and Snakes oferece-nos múltiplos detalhes e pormenores que nos fazem lembrar os livros anteriores e que fazem todo o sentido, não apenas para a história de Snow e de outros personagens cujos nomes vão fazer soar o sininho, mas também para a história e evolução dos Hunger Games. Adorei o livro e acho que qualquer fã da trilogia que o vá ler sem a mente toldada por preconceitos relativamente ao Snow irá gostar também. Gostava que houvesse mais uma novela associada a esta história mas veremos se a autora nos brinda com ela ou se ficamos por aqui.


Recomendo vivamente. Sejas fã da trilogia inicial ou ainda não a tenhas lido. Para mim, Hunger Games sempre foi uma série a recomendar e este livro vem complementar muito bem essa experiência.


O livro será editado em Portugal em Outubro pela Editorial Presença.





Classificação no Goodreads: ✰✰✰











Gostas de distopias? Qual é a tua preferida?











*Este blog é um afiliado Wook e Book Depository. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo. Obrigada.*

Comentários

  1. Estou a ler agora, ainda no início, para já está um bocado lentinho :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrisco dizer que vai ser sempre lento. Mas não desistas. Vale a pena :) Se for mais fácil, para não o abandonares ou dares uma classificação mais baixa, faz paragem em cada uma das partes e dá uma pausa :) É muito denso e tem muita informação. Acho que é isso que faz com que a leitura seja mais lenta mas, no final, é tudo super importante!

      Eliminar
    2. Estou a intercalar com outras leituras, está a ajudar :)

      Eliminar

Enviar um comentário