Opinião | Contos do Rei de Amarelo | Robert W. Chambers e Ambrose Bierce

Contos do Rei de Amarelo
Este livro foi-me gentilmente cedido pela Imaginauta. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião!

Título original: The King in Yellow
Autores: Robert W. Chambers e Ambrose Bierce
Editora: Imaginauta
Ano: 2019
Páginas: 124


Existe uma peça de teatro maldita de nome Rei de Amarelo. O primeiro acto é inocente, banal, mas isso é tão somente uma armadilha, pois quem se atrever a ler o segundo, nem que seja a pousar o olhar sobre as primeiras palavras, está perdido.
E aí aprenderá sobre a cidade perdida de Carcosa, de estrelas negras e torres de trás da lua, banhada pelo lago Hali, o mistério das Híades, Hastur e Aldebaran, a Máscara Pálida e o terrível Sinal Amarelo. E tudo isto guia os leitores até ao Rei Amarelo, aquele que se apodera das mentes dos homens e controla até mesmo pensamentos ainda por pensar.
Primeiramente publicadas no final do século XIX e aqui traduzidas para português, as histórias dos infelizes corrompidos pelo Rei de Amarelo continua a causar temor e a inspirar dezenas de autores como H. P. Lovecraft, Grant Morrison, Neil Gaiman e George R. R. Martin e os criadores da série televisiva True Detective.


Se és fã do mundo de Lovecraft, provavelmente este livro já não é novidade para ti. Esta colectânea de contos de terror e a figura do Rei de Amarelo em particular, inspirou o mítico universo criado pelo autor.
Ao longo dos cinco contos, vamos assistindo a episódios macabros, atmosféricos e misteriosos que têm em comum a existência de um livro muito peculiar.
À parte do primeiro conto, que tem imensas páginas de descrição iniciais que não trazem grande contributo à história, e que acabam por se tornar enfadonhas, os outros contos lêem-se bastante rápido e são muito interessantes.
Para mim, que estou mais familiarizada com Lovecraft através de jogos de tabuleiro ou da recente série da Netflix Lovecraft Country, foi interessante ter um pouco mais sobre o background desta figura e abriu-me o apetite para ler os contos do aclamado génio do terror.
Um enorme destaque para as ilustrações de João Pinto neste livro, que são absolutamente maravilhosas!
Não quero entrar em pormenores sobre os contos porque alguns são mesmo muito curtos e falar sobre eles iria dar a conhecer a história toda. Mas deixo-te aqui os títulos e a minha classificação para cada um deles:
O Reparador de Reputações - 3 
A Máscara - 3✰
No Pátio do Dragão - 3.5✰
O Sinal Amarelo - 3.5✰
Um Habitante de Carcosa - 3.5✰
No geral, é um livro muito giro, que pode enriquecer o teu conhecimento sobre o universo de Lovecraft e das histórias de terror no geral.


Se és fã de Lovecaft, se gostas dos jogos de tabuleiro inspirados nas histórias dele, se gostas de histórias inspiradas no universo dele, se gostas de terror ou se queres explorar alguma destas coisas.






Classificação no Goodreads: ✰✰✰











Qual é o teu elemento de terror preferido?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários