Opinião | O Ano do Oráculo | Charles Soule

O Ano do Oráculo - Charles Soule

Título original: The Oracle Year
Autor: Charles Soule
Editora: Topseller
Ano: 2020
Páginas: 416


O que faria se conhecesse o futuro?
Will Dando leva uma vida bastante normal, para alguém com quase 30 anos. Até ao dia em que acorda de um sonho que lhe revela 108 profecias. E esta informação pode bem transformá-lo no homem mais poderoso do mundo.
Sabendo estar na posse de algumas informações comprometedoras, decide esconder-se sob o pseudónimo de Oráculo, veiculando uma seleção de previsões através do Site, uma página de Internet que rapidamente se torna viral e desperta a curiosidade de todo o tipo de pessoas e organizações.
Atraídas pelo fascínio de conhecer o seu próprio futuro, milhares de pessoas contactam o Oráculo, mas o Site acaba também por chamar a atenção de grandes empresas, dispostas a pagar milhões pelo acesso exclusivo a uma previsão que as possa beneficiar. Tudo isto obriga Will a confrontar-se com as suas dúvidas. O que fazer com o conhecimento que recebeu? E de onde terão surgido as misteriosas previsões?
Com poucas pessoas em quem confiar, a única hipótese de Will é desvendar o significado oculto das previsões, ao mesmo tempo que tenta sobreviver e evitar uma catástrofe mundial.



Li este livro para o  desafio Ler o Mundo ao Contrário. No entanto, por muito que gostasse de o encaixar nas distopias, tenho alguma dificuldade em concebê-lo como tal. Da mesma forma que de sci-fi acaba por ter muito pouco, e esse pouco só podes descobrir por ti próprio(a) lendo o livro.
Mas o fascinante do livro acabou por ser essa busca incessante da minha parte por essa evidência cabal de um género específico. E embora tenha que admitir que O Ano do Oráculo se encontra nas prateleiras dedicadas a ficção científica, a minha dúvida permanece.
Pessoalmente não consegui criar nenhuma relação com os personagens e custa-me admitir que, por vezes, a narrativa parecia confusa e "all over the place".
Apesar disso, a leitura torna-se bastante rápida, especialmente tendo em conta que há sempre alguma acção a acontecer e eles fazem de tudo para revelar as profecias, ao mesmo tempo que se mantêm anónimos, tanto quanto possível...
Gostei muito da ideia e de perceber como surge toda esta questão do oráculo mas penso que o autor dedicou pouco tempo a essa parte, que poderia ser muito interessante. Mas compreendo a necessidade de fazer algo diferente, fora do standard comum que vemos noutros livros do género.
Não foi, portanto, um livro que me enchesse redondamente as medidas, mas é um livro que merece uma chance e poderá fazer sentido numa leitura em que não estejas à espera de encontrar um género literário bem definido.


Classificação no Goodreads: ✰✰✰ 













E tu, o que farias se conhecesses o futuro?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários