Favoritos de 2020 | A Escolha das Bloggers


Este ano decidi convidar três bloggers para dizerem qual foi o livro preferido de 2020 delas.

Num ano que foi particularmente difícil, acho que devemos enaltecer aquilo que tivemos de mais positivo.

Além disso, quem não gosta de receber recomendações de livros?

Então, num desafio muito espontâneo, enviei mensagem a estas meninas que, muito gentilmente, concordaram em ceder as suas palavras e o seu tempo aqui ao cantinho.


Quem são as bloggers?

Se ainda precisas de apresentações, não sei o que andas a fazer com a tua vida, mas estas lindas meninas, são todas bloggers conhecidas no meio dos livros.

Uma coisa muito importante para mim, era partilhar a opinião de pessoas que lêem géneros diferentes umas das outras. Mas, no final, vamos ver se têm alguma coisa em comum relativamente ao livro preferido, seja em termos de género, tema, etc.

Sem mais demoras, passamos então às apresentações.

O Meu Refúgio


O meu nome é Raquel e tenho 30 anos.

Desde que me lembro, os livros sempre fizeram parte da minha vida. Hogwarts, Terra Média, Naboo ou Tatooine, entre outros, eram os sítios que o meu pensamento gostava de visitar. Cresci e o gosto por estes reinos mágicos manteve-se.

Criei este blog com o intuito de partilhar com vocês as minhas viagens pelo mundo da imaginação, quer seja pelos livros, filmes ou séries.

Bárbara Reviews Books



Sou a Bárbara. Trabalho num departamento financeiro durante o dia, durmo durante a noite, e arranjo tempo para ler algures no meio.

Este blog é o sítio onde concilio o meu amor pela leitura com o meu amor pela escrita; escrevo sobre os meus livros: o que li, o que achei do que li, o que compro.

Gosto de prédios bonitos, de aprender línguas, de road trips, de café sem açúcar, de dar a mão ao meu companheiro (o melhor companheiro), da Super Nintendo, de suricatas e de camisolas às riscas. Gosto de livros que me façam sentir alguma coisa.

O Meu Reino da Noite


Bookaholic, mãe, enfermeira, emigra no UK, geek e muitas coisas mais... Tudo assim numa grande mistela que é o Reino.


Os livros favoritos de 2020

O Meu Refúgio - Anne das Empenas Verdes, de L. M. Montgomery


"Quando a Joana me pediu para escrever uma opinião sobre um livro que li em 2020  que me tivesse marcado, achei que estava numa grande enrascada. (...) foi realmente difícil escolher apenas um livro para partilhar com vocês.

Decidi ler este livro porque vi a série da Netflix e adorei. Foram muitos os episódios em que chorei baba e ranho, mas era difícil resistir a ver o episódio seguinte. Senti a alegria e a tristeza de Anne, e acompanhei todas as suas aventuras com imenso entusiasmo. Foi das séries (ou talvez a série) que mais marcou o meu 2020. (...)

Como vi a série antes de ler o livro foi difícil não fazer comparações, mas fiquei muito surpreendida por conseguirem transpor tão bem para a série a essência da história e das personagens! Obviamente que fizeram algumas alterações na história e alteraram a ordem cronológica de alguns eventos, mas as emoções que a série me transmitiu foram as mesmas que tive durante a leitura.

Mas vamos abandonar a série e falar do livro!

Quando comecei a ler, tive exactamente o mesmo sentimento de quando comecei a série – a protagonista era extremamente tagarela e irritante, e dei por mim a pensar “espero bem que ela mude ao longo dos episódios, senão não vou ter paciência para ela...”. Mas ela não mudou e, mesmo assim, apaixonei-me por ela e pela sua história. (curioso que tive o mesmo sentimento na série e no livro...) Anne é uma menina absolutamente incrível, com uma pródiga imaginação, um coração de ouro e extremamente persistente!

Mas o que mais gostei neste livro foi a forma tão ternurenta como a escritora conseguiu transmitir o que Marilla e Matthew sentiam por esta menina. Marilla, apesar de ser uma mulher dura e pouco carinhosa, vai se derretendo com o bom coração de Anne e Matthew, que desde o início vê em Anne a filha que nunca teve, é um ponto de apoio e de mimo para esta criança que teve uma infância tão dura.

Mas apesar de tudo o que Anne já passou na vida, continua a ser uma criança extremamente alegre, positiva e com uma imaginação sem limites! E como anda grande parte dos dias com a cabeça nas nuvens, acaba por se envolver em desastres e trapalhadas que fazem o leitor soltar umas boas gargalhadas.

Mas no livro não há só coisas boas.

O final é doloroso. Esta é a grande diferença entre a série e o livro – a última parte do livro deixou-me com o coração apertado e os olhos lavados em lágrimas. Mas, mesmo assim, acho que não mudava este final. Afinal, a vida é feita de voltas e reviravoltas, e nada é como esperamos."

Podes saber mais sobre este livro aqui.


Bárbara Reviews Books - Stoner, de John Williams



"A minha leitura preferida de 2020 foi logo em Janeiro, talvez antevendo o ano duro que aí viria.

William Stoner não teve uma vida memorável, e é possível que ninguém o recorde após a sua morte. Nasceu em 1891 e cresceu numa quinta, praticando agricultura de subsistência. Com dificuldade, o pai envia-o para a University of Missouri, para estudar engenharia agrária e poder melhorar as condições da família; mas tudo muda numa aula de inglês, quando aquele que seria o seu futuro mentor, Archer Sloane, lhe pede a sua opinião sobre o Soneto 73 de Shakespeare e Stoner se encontra - e à sua paixão, à sua motivação - na literatura e no ensino.

É um livro incrivelmente melancólico, repleto de pequenos momentos de esperança - mas John Williams consegue sempre privar o seu herói daquilo que entendemos como felicidade. Casamento, amor, família, carreira, tudo falha, mantendo-se apenas o seu amor pelo ensino. Mas Stoner persiste e encontra-se a si mesmo, e é talvez por isso que o autor diz que Stoner teve uma vida feliz."

Podes saber mais sobre este livro aqui.

O Meu Reino da Noite - The Boy, The Mole, The Fox and The Horse, de Charlie Mackesy


"Estava eu muito sossegadinha no meu canto e a The Phoenix Flight lança uma recomendação fervorosa deste livro, tanto publicamente como também em privado, me veio dizer que o livro era como que um miminho para o coração. E não é que é mesmo isso que este livro é?

Um gigante miminho para o coração e foi por isso que acabou por ser um dos meus favoritos de 2020!

A verdade é que o livro pode ser considerado apenas frases, mas as mesmas têm uma mensagem simplesmente linda por detrás. É como um abraço de um grande amigo teu.
Dito isto, o livro tem ilustrações lindas, uma forma de escrever muito própria que não é para se consumir de rajada mas sim para ser apreciada, como que saboreando a mensagem além das imagens em si. 

Aconselho vivamente este livro, não só para lerem e verem mas para quando precisarem de um miminho, pegarem nele…. e até já está traduzido em português!"

Podes saber mais sobre este livro aqui.


A minha escolha

A verdade é que, apesar de tudo, 2020 foi um ano de muito boas leituras. Consegui ler 102 livros, o que significa que não é nada fácil escolher apenas um... Mas depois de muito pensar, e de estar entre dois grandes favoritos, acabei por escolher Fahrenheit 451 em vez de A Ballad of Songbirds and Snakes.


Talvez este último acabasse por ser uma escolha mais óbvia, tendo em conta toda a minha devoção a Hunger Games. Adorei o livro e adorei conhecer a história por trás do grande vilão da trilogia. Acho que a autora fez um trabalho maravilhoso e estou muito agradecida por nos ter mostrado este lado do enredo.

Mas a verdade é que Fahrenheit se tornou muito especial. Primeiro, porque não conseguia parar de tirar notas enquanto o lia. Parecia que cada palavra, cada frase tinha um significado muito próprio e uma enorme importância para a narrativa e para a crítica que Ray Bradbury tece à sociedade que ele prevê que seja a sociedade do futuro (e está perfeitamente alinhado com a realidade).

Tornou-se também especial porque não costumo ler clássicos e, como tal, pegar num livro com tal envergadura, para mim foi um grande passo, do qual fiquei muito orgulhosa, confesso.

Dito isto, e sem alongar-me mais, é um livro que recomendo vivamente a toda a gente, em especial se gostas de distopias (e se é o caso, já conheces o Ler o Mundo ao Contrário?). Podes ainda ler a minha opinião completa do livro aqui e comprar o livro aqui.



Notas finais

Quero agradecer às meninas por terem aceitado este desafio e terem dedicado um tempinho nas agendas para nos trazer o seu contributo.

Vemos que, apesar de serem todos livros de géneros diferentes, são todos livros muito bons, com boas pontuações, que são clássicos, que têm uma grande importância na história da literatura, mas também dentro da comunidade.

Eu pessoalmente fiquei super curiosa para ver os livros que as convidadas recomendaram. E tu? Já leste algum deles?



Comentários