Vamos Falar Sobre... | Os Livros que me Fizeram Leitora

Tal como já é conhecido, sou uma leitora tardia. Era uma miúda que preferia, de longe, brincar às Barbies do que ficar sentada a ler. Posso dizer que comecei a ler perto dos meus 12 anos e, como pré-adolescente, os livros que me despertaram para a leitura faziam parte da colecção Clube das Amigas da Editorial Presença, que ainda hoje existe e que recomendo vivamente a qualquer criança dessa idade.



Estes livros tratam temáticas extremamente variadas, relacionadas com problemas com que qualquer adolescente ou pré-adolescente se debate - moda, rapazes, borbulhas, amizades... Há uma identificação clara com os personagens destes livros e sentimo-nos imediatamente compreendidos - toda a gente sabe que os adultos "não percebem nada".
Estes livros foram tão importantes para mim que, apesar de não os ter nas minhas estantes, ainda os tenho guardados, para que um dia os possa passar a outra menina que esteja a atravessar a fase de todas as dúvidas existenciais e questões sórdidas.
Está a aproximar-se o Natal e claro que não posso deixar de recomendar estes livros, de tão fácil leitura mesmo para quem não gosta de ler. Foi assim que comecei e acredito que muitas meninas poderão começar também 😊💗

Comentários