Recomendações | Livros Premiados

Desta vez vamos experimentar uma abordagem ligeiramente diferente. Em vez de vos recomendar x livros, vou recomendar-vos alguns dos próprios prémios literários, para que possam livremente ter acesso aos livros, consoante os vossos gostos literários. Caso pretendam ter conhecimento de uma extensa lista de prémios (incompleta) que são atribuídos a livros/autores por este mundo fora, consultem esta página. Aqui, vamos apenas abordar alguns dos mais importantes e referir muito, muito brevemente alguns dos livros galardoados para os diferentes prémios.


Em Portugal, alguns dos prémios mais importantes carregam nomes de grandes autores - Saramago, Camões, Sophia de Mello Breyner, Florbela Espanca, Camilo Castelo Branco... Estes prémios são atribuídos a autores contemporâneos de nacionalidade portuguesa ou lusófona. Conferem, por isso, uma óptima oportunidade não só para premiar os grandes talentos, que podem um dia chegar ao nível dos nossos "clássicos", mas também os trazem para as luzes da ribalta e permitem que mais pessoas ouçam os seus nomes e fiquem curiosos em conhecê-los.
Os Prémios Literários José Saramago tiveram início em 1999 e já premiaram autores de Portugal, do Brasil e de Angola. Este ano o prémio foi atribuído ao autor Afonso Reis Cabral, com o livro Pão de Açúcar.
O Prémio Camões existe há 30 anos e, desde aí, é atribuído em diferentes locais de língua portuguesa (Brasil e Portugal). No início deste ano, o grande premiado foi Chico Buarque mas foram também merecedores deste prémio autores como José Saramago e Jorge Amado, entre outros.
O Prémio Leya é um prémio mais recente, criado com o intuito de «distinguir um romance inédito escrito em português» e, desde 2008, já premiou autores como João Paulo Borges Coelho, Nuno Camarneiro ou Itamar Vieira Júnior.


Por este mundo fora, existem inúmeros prémios literários, uns mais conhecidos que outros, alguns mais generalistas, como o Nobel (Suécia), o Man Booker Prize (UK) ou o PEN/Faulkner (US). O Goodreads Choice Awards premeia autores e livros dentro de vários géneros diferentes. Todos os anos, desde 2011, temos os melhores livros de culinária, não-ficção, YA, graphic novel, etc. escolhidos pelos leitores.
Numa vertente mais humanista e realista, o Pulitzer (US) homenageia essencialmente obras jornalísticas, dramas, música e poesia.


Entrando um bocadinho mais noutros géneros, existe também uma quantidade considerável de prémios destinados a autores de fantasia e sci-fi. Destaco os Hugo Awards, que já premiou autores como N. K. Jemisin (A Quinta Estação), Ursula K. Le Guin ou  Brandon Sanderson; os Gemmel Awards que, infelizmente, irão deixar de ser atribuídos, mas que chegaram a autores como Robin Hobb, Mark Lawrence e Andrezj Sapkowski; o World Fantasy Award celebrou Stephen King, Italo Calvino e George Martin, entre outros; por fim, destaco os prémios Nebula, atribuídos a Naomi Novik (Coração Negro), Nnedi Okorafor (Quem Teme a Morte) e Jeff Vandermeer (Aniquilação).

Os fãs de thrillers não ficam esquecidos! Os Thriller Awards já premiaram C. J. Tudor, Riley Sager e Joyce Carol Oates. A conhecida editora Barnes & Noble também tem os seus próprios prémios e, entre outros, existe o Thriller Award. Joe Hill , Stephen King e Brian Freeman foram alguns dos premiados pela editora/livraria nesta categoria.


Deixo uma referência especial a um autor português, com um livro amplamente premiado. A Segunda Vinda de Cristo à Terra é um livro de João Cerqueira. Podem ler a minha opinião completa aqui.










Têm por hábito ler livros premiados ou acompanhar as nomeações e vencedores de algum prémio literário?
Contem-nos tudo nos comentários!









 
*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*




Comentários