Vamos Falar Sobre... | Balanço de Leituras e Desafio para 2020

Este foi o ano em que decidi desafiar-me em vários aspectos. Não só decidi criar um Desafio Literário e, assim, desafiar-vos também a vocês a sair um pouco da vossa zona de conforto, ao ouvir audiobooks, ou ler clássicos, ou a ler graphic novels, por exemplo, como também tinha o desafio do Goodreads, com o objectivo de ler 50 livros. Além disso, desafiei-me pessoalmente a ler mais livros dos meus géneros preferidos, participar no Bibliophile Club, ler mais graphic novels, ouvir mais audiobooks e ler o máximo de livros que estivessem nas minhas estantes há mais de um ano.


Não foi um mau ano. Consegui completar, até agora, 79 livros! Mais 29 do que me tinha proposto. A meio do ano, talvez, já tinha completado o meu desafio e fiquei radiante com isso. Consegui lutar contra o mood reading, contra as reading slumps, contra todos os demónios que nos impedem de ler e de ler com vontade. Quantos mais livros lemos, mais depressa conseguimos ler e, consequentemente, maior o nosso objectivo e a nossa ambição de leitura podem ser. O mesmo acontece com a leitura em inglês que cada vez é mais natural para mim. Até há um ou dois anos atrás, praticamente não lia livros em inglês. A partir do momento em que decidi mudar isso, leio muito mais livros que quero realmente ler e cada vez consigo fazê-lo mais rápido nessa língua. Apesar de nunca ter tido dificuldade em fazê-lo, é natural que se leia muito mais rápido na nossa língua do que noutra. Mas o hábito muda tudo e, neste aspecto, não é diferente. Por isso, se não lês em inglês por medo, por achar que vais demorar muito mais, é normal que isso aconteça ao início. Mas não desistas. Com a continuação, atinges a perfeição na tua leitura noutra língua.


Não posso afirmar que tenha lido mais livros dos meus géneros preferidos este ano. Pelo contrário, sinto que me aventurei muito mais este ano, experimentei mais contemporâneos (e valeram muito a pena!), aventurei-me bastante (para os meus standards) na não-ficção e, como devem calcular e muitos de vocês sabem, cerca de 80 livros dão "pano para mangas". Por isso, géneros e diferentes países de origem não faltaram na minha lista de livros lidos. Isto para mim não foi uma decepção, nem senti que tinha falhado no meu desafio pessoal. Muito pelo contrário, foi um desafio noutro ponto de vista e fico muito satisfeita com as escolhas que fiz.
O Bibliophile Club foi uma lufada de ar fresco na minha vida. Nunca tinha participado em nenhum clube de leitura anteriormente pela imposição de leitura de um livro específico. Muito embora tenha conseguido combater o mood reading, como referi, ainda é muito difícil para mim impor-me a leitura de um livro neste âmbito. A leitura é suposto ser divertida, ser um hobbie e uma forma de ultrapassarmos o stress e a ansiedade e não de a fomentarmos gratuitamente dentro de nós. Por isso, como sempre soube que não ia funcionar para mim, nunca arrisquei. Mas, quando o Bibliophile Club nasceu, fiquei super entusiasmada porque não havia essa imposição. Era um clube de leitura que, embora funcionasse apenas online (o que não deixa de ser uma vantagem para os introvertidos), apenas nos impunha um tema mensal, sendo que poderíamos escolher um livro do nosso género preferido, sair da nossa zona de conforto, o que bem entendêssemos. Ao início admito que correu melhor e que partilhei as minhas leituras e que tomei atenção às leituras dos restantes membros, tirei ideias e recomendações. No início talvez tivesse também mais tempo por aqui para partilhar a minha opinião sobre mais livros. Entretanto, o tempo não colaborou e acabei por me perder um bocadinho, embora acabasse sempre por ler todos os meses algum livro que se pudesse encaixar no tema dado. No próximo ano não prometo continuar activamente neste clube mas gostaria bastante de voltar e manter-me a par dos desafios mensais.
Entretanto, a Sandra do Vício dos Livros teve a ideia de criar um Clube de Leitura aqui em Sintra e, após algumas reuniões, lá nasceu o Regaleira de Livros. Este clube (com reuniões mensais) irá continuar no próximo ano e conto, neste sim, participar activamente!


Definitivamente consegui alcançar o objectivo de ler mais graphic novels e é algo que pretendo continuar no próximo ano. É uma leitura mais fácil, perfeita para intercalar com livros maiores e mais massudos, mas não é necessariamente mais leve. Existem graphic novels para todos os gostos, de diversos géneros literários e estão a ganhar cada vez mais notoriedade em Portugal.
Não li necessariamente mais audiobooks. No entanto, os que li revelaram-se particularmente úteis para consegui alcançar alguns clássicos. Quem segue o blog já deve ter percebido que não sou a maior amante de clássicos e que tenho pouca paciência para os ler... Mas em audiobook tudo se torna muito mais fácil e é um formato que nos pode acompanhar enquanto fazemos várias tarefas, sem nos fazer "perder" tempo. Aconselho vivamente a todos os que tenham a mesma dificuldade ou a quem queira economizar algum tempo ou agilizar viagens de carro, deslocações a pé, enfim, um sem fim de situações.


Li vários livros que estavam nas minhas estantes há mais de um ano. Não foram propriamente no número que queria, porque estão sempre a aparecer livros novos cá por casa e porque as novidades ganham sempre prioridade, sejam elas quais forem. No entanto, no próximo ano pretendo comprar muito poucos livros, controlar mais esse impulso, e aí sim, dar maior prioridade aos livros que já cá estão em casa.
Apesar de ter lido bastantes livros e de, no geral, os meus desafios terem corrido bastante bem, não fiquei satisfeita porque os livros que, no início de 2019, me propus ler e queria mesmo ler, ficaram praticamente todos por ler. Muitos deles eram livros que já planeava ler em 2018. Estas leituras vão, definitivamente, ter prioridade em 2020.


Relativamente ao desafio em si, deixo-vos mais abaixo a imagem ilustrativa das categorias e dos livros que li para cada uma delas, sem aprofundar muito, uma vez que fui deixando as minhas recomendações por aqui e por ali. Se li dentro dessas mesmas recomendações, provavelmente não... O que vos dá mais uns quantos livros para adicionar às vossas wishlists porque provavelmente estão aqui referidos apenas os livros que de facto gostei.
Em 2020 não haverá propriamente um desafio literário. Vou desafiar-me novamente em alguns aspectos e há algumas categorias que gostava que vocês se desafiassem a fazer comigo:

1) Ler um livro com pontos de vista múltiplos (em que cada capítulo é contado do ponto de vista de um personagem diferente, sendo que tem que haver, pelo menos, dois personagens diferentes a narrar a história ao longo do livro);
2) Completar uma série ou trilogia;
3) Ler mais distopias;
4) Ler livros que estão na estante há mais de um ano;
5) Continuar a ler graphic novels e mangás;
6) Ler mais livros não-ficção.

Caso se queiram juntar a estas leituras, adiram ao grupo do desafio do ano passado, no Facebook, onde poderemos interagir e trocar ideias de leitura.
Para saberem os meus livros preferidos do ano, ou os que mais me desiludiram, acompanhem-me no Instagram ou no Goodreads.













Espero que tenham tido um óptimo ano de leituras e que o próximo seja ainda melhor!
Boas leituras e bom Natal. Vemo-nos no próximo ano!









 
*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários