Opinião | A Minha Querida Rose Gold | Stephanie Wrobel

                                                                           
A Minha Querida Rose Gold
Este livro foi-me gentilmente cedido pela Planeta. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião!

Título original: Darling Rose Gold
Autora: Stephanie Wrobel
Editora: Planeta
Ano: 2020
Páginas: 336


Durante os primeiros dezoito anos da sua vida, Rose Gold acreditou que estava muito doente. Era alérgica a tudo, usava uma cadeira de rodas e vivia praticamente no hospital. Os vizinhos faziam o que podiam para ajudar. Organizavam angariações de fundos, ofereciam consolo, mas, por mais médicos que consultasse, exames e cirurgias que fizesse, ninguém conseguia perceber o que se passava com ela.
Acontece que afinal Patty, a mãe de Rose, é uma exímia mentirosa.
Depois de cumprir cinco anos de prisão, Patty não tem para onde ir e pede à filha que a receba em sua casa. A comunidade fica chocada quando Rose Gold aceita. Patty insiste que a única coisa que quer é a reconciliação. Garante que perdoou Rose por a ter denunciado e testemunhado contra ela em tribunal. Mas Rose Gold conhece a mãe, Patty Watts acerta sempre as suas contas. Infelizmente para Patty, Rose Gold já não é a sua débil e querida menina... E esperou muito tempo pelo regresso da mãe a casa.

livro é-nos contado através do ponto de vista das duas personagens. Se, no caso de uma, avançamos cronologicamente no tempo, no caso de outra vamos tendo conhecimento de factos passados e andando até aos dias de hoje.
Diria que este livro se encaixa na categoria dos thrillers psicológicos. Isto porque, à partida, sabemos tudo aquilo que se passou e vamos acompanhando o que se está a passar mas há qualquer coisa por trás que ainda nos é desconhecido e nos vai sendo revelado aos poucos.
É um livro com um ritmo rápido, que se lê com a fluidez típica dos livros que queremos que acabem depressa, no bom sentido. A vontade de saber como irá culminar a história de Rose Gold e Patty é muita.
Importante será referir que este livro não trata apenas de doença mental. Enquanto a síndrome de Munchausen é uma doença mental, a síndrome de Munchausen por procuração não é considerada doença mental e, por isso, os indivíduos que sofrem desta síndrome e praticam actos que causam danos aos outros (normalmente mães a filhos) são presos em vez de institucionalizados.
De qualquer modo, é importante e extremamente interessante ler um livro em que esta temática seja abordada. Não é um tema que se costume ver muito nos livros.
No fundo, toda esta história é de vingança e de enorme loucura. Pode não ser para os fracos de estômago mas vale a pena para quem gosta do género e para quem tem curiosidade em abordar novos temas.

Se achas a abordagem a doenças mentais interessante ou gostas de ver essa temática explorada em livros, deves pegar em A Minha Querida Rose Gold o quanto antes.
Se és fã de thrillers. Se ficaste impressionado pela história de Dee Dee Blanchard e Gypsie Rose na série The Act.






Classificação no Goodreads: ✰✰✰









Costumas ler livros que abordem doenças mentais ou síndromes de alguma índole? Qual recomendas?
Partilhem as vossas opiniões!









*Este blog é um afiliado Wook e Book Depository . Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários