Opinião | O Terceiro Chega em Maio | António de Macedo


O Terceiro Chega em Maio - Panemic Books
Este livro foi-me gentilmente cedido pela Editorial Divergência. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar assim como o convite para a participação no mesmo!

Título: O Terceiro Chega em Maio
Autor: António de Macedo
Editora: Editorial Divergência
Ano: 2020
Páginas: 218


O Terceiro Chega em Maio é uma obra póstuma do cineasta António de Macedo que reúne vários contos da sua autoria, por si selecionados e organizados cronologicamente, de 1997 a 2012. Ao longo da obra, acompanhamos o desabrochar de um artista com várias vozes, apaixonado pelo fantástico, pelo horror e pelo absurdo. Os cenários são diversificados e férteis, levando o leitor tanto a temer pelos protagonistas como a apaixonar-se pelo mistério construído e desconstruído página a página. A aposta do autor nos diálogos torna a leitura leve, sem prejuízo da carga por vezes filosófica que os raciocínios transportam – bem como a maturidade do próprio António de Macedo enquanto criador.

Nas livrarias a partir de 28 de Agosto.Reserva já o teu exemplar no site da editora!

Através de uma série de contos, António de Macedo transporta-nos por histórias de viagens no tempo, dimensões paralelas e mundos distópicos. Com um toque humorístico, mulheres destemidas e homens dedicados, O Terceiro Chega em Maio é um livro em que as lendas e os mistérios se cruzam com enredos futuristas repletos de voltas e reviravoltas. De chuvas superquentes e superpesadas a sonhos que parecem demasiado reais; de marqueses muito pouco católicos a catolicismos que colidem com outras religiões, somos conduzidos por diferentes realidades com elos inegáveis entre si.

Este livro chegou-me às mãos ainda como embrião. A editora contactou-me com o desafio de escrever as palavras que leste acima e, sem qualquer hesitação, aceitei e abracei este fantástico desafio. Foi a primeira vez que o meu nome e o do Panemic Books apareceram num livro e não podia estar mais orgulhosa, nem mais agradecida à editora por esta oportunidade maravilhosa.

Enquanto fui fazendo a minha leitura, que me possibilitou dar uma opinião prévia e descrever um pouco do trabalho que o autor fez neste livro, fui também classificado os contos (1-5) um a um e escrevendo uma breve opinião/sinopse sobre cada um deles, para poder partilhar contigo:

O Terceiro Chega em Maio

1 - Efeitos de Maré (3✰)
Através de uma pseudo-distopia futurista, em que as marés causam chuvas ácidas e "esmagadoras" (referidas no texto como superquentes e superpesdas) devido a alterações químicas potencialmente mortíferas, acaba por ser feita uma "alegoria" do contra - migração de povos do litoral para o interior em busca de refúgio. Há ao longo do texto um elogio aos "desviados" da sociedade. No entanto, apesar do tom humorístico que pauta este texto, senti aqui um excesso de explicações científicas e físicas que, de qualquer modo, caracterizam o género especulativo de ficção científica.

2 - A Condessa Preguiçosa (3✰)
Neste conto, vemo-nos perante um grupo de pessoas que fala dos seus sonhos demasiado "vivos" para ser encarados como algo normal. Os sonhos roubam o poder de deslocação no tempo. No entanto, a insónia permite que essa capacidade não seja afectada e que se recupere a capacidade de viajar no tempo.
Um conto com uma boa premissa que, no entanto, nos é apresentada com demasiados floreados na linguagem. O final é abrupto e o desfecho fica em aberto.

3 - Entre Horizontes (3✰)
Rosanna é uma autómato (automaq no texto) que é, simultaneamente, semióloga, metafísica e filosofa. Através de um dispositivo de RV, Rosanna vê-se entre horizontes. Aqui, ela observa e transmite o que vê de outras vidas e consegue estabelecer contacto entre a Terra e Saturno. Uma história sci-fi, futurista, cheia de voltas e reviravoltas.

4 - Sereia Dum Mar Sem Fim (3✰)
Neste conto temos novamente abordada a temática dos sonhos. A história envolve uma sereia, um oráculo e um livro. O final releva-se inesperado.

5 - A 2ª Mão Esquerda de Deus (2.5✰)
Uma espécie de debate de fé numa dualidade Cristianismo/Islamismo presente através de múltiplas realidades.

6 - Uma História Romântica (3.5✰)
Um conto com um tom teatral, que aborda de uma forma alternativa a lenda de Santa Eufémia. Com algumas voltas e reviravoltas.

7 - A Conjura (2.5✰)
Se Portugal continuasse a ser uma monarquia, que tipo de princesa teríamos? Uma princesa na acepção clássica da palavra ou uma princesa boémia e revolucionária? Um conto com twist.

8 - Teia de Enganos (3✰)
Neste conto, seguimos uma princesa destemida que não sucumbe a ordens superiores.

Recomendo se gostas ficção especulativa ou queres dar-lhe uma oportunidade.





Classificação no Goodreads: ✰✰✰









Curiosos para ler este livro?
Partilhem as vossas opiniões!









*Este blog é um afiliado Wook e Book Depository . Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários

Enviar um comentário