Título: O Caça-Cidades
Autor: Ana Reis
Editora: Self-published (Amazon)
Ano: 2020
Páginas: 24
Uma cidade silenciosa, um segredo terrível e o reencontro que mudou tudo
Sofia nunca pensou que a pandemia a forçasse a voltar à cidade que a viu crescer.
Dentro de quatro paredes e lutando com um crescente sentimento de claustrofobia, Sofia faz por esquecer as sombras do seu passado enquanto lida com a inesperada morte do pai e luta por reavivar o relacionamento com a irmã. Mas a Helena aventureira e feliz que ela recordava parece ter-se esfumado deixando em seu lugar um fantasma de olhar cortante.
O tempo e as escolhas transformaram-nas em duas estranhas. Mas enquanto o mundo se encerra em si próprio para se proteger de um inimigo invisível, Sofia e Helena são forçadas a voltar a confiar uma na outra.
Com a ajuda da vizinha Dolores, uma enfermeira paraquedista da Guerra do Ultramar, as duas irmãs vão aprender que a coragem nem sempre nos livra da dor e que, por vezes, ser livres significa arcar com o peso das nossas escolhas.
Com os telhados da cidade do Porto como pano de fundo, o caça-cidades é uma história sobre escolhas impossíveis e sobre os segredos escuros que levamos tatuados nos ossos. Na cidade que se calou perante os horrores do seu passado, Sofia vai redescobrir a esperança no futuro.
"Ensinou-me que partir também é um ato de coragem, algo que temos de fazer por nós próprios, mesmo que tenhamos de perder o respeito da nossa família."
Se esta quote não for o suficiente para te fazer ler este conto da Ana Reis, talvez o que tenho a dizer sobre o trabalho dela te convença.
A Ana é uma pessoa extremamente simpática, muito ocupada mas sempre aberta a sugestões, dicas... É uma pessoa fantástica e aberta a conversações. Como se tudo isso não bastasse, é também extremamente talentosa. A Ana tem criado imensas coisas diferentes nos últimos tempos, muito variadas, com muita qualidade, cuidado e amor. Desde contos, a conteúdos úteis, até planners para todos os gostos, não há nada que esta menina não faça.
E este novo conto - O Caça Cidades - é mais uma prova de todo o talento encerrado numa pessoa só. Mas, como eu e várias outras pessoas lhe dissemos, não é coisa para ficar encerrada, mas sim para ser partilhada com o mundo.
Ao início, este conto trouxe-me imensas vibes de Dr. Jekyll & Mr. Hyde, transmitidas através de uma atmosfera com alguma névoa, que nos vai dando a conhecer as personagens e o ambiente envolvente em doses perfeitas e bem desencadeadas. Isto resulta, obviamente, numa boa estrutura e construção do conto como um todo. É interessante ver também o background académico da Ana reflectido nestas páginas. Isso, claro, dá credibilidade a toda esta história.
Com aquelas vibes iniciais e com todo o ambiente em que a história se desenvolve, esperava que houvesse ali um twist ou uma camada mais virada para outro género literário. Mas isto não significa que tenha ficado desiludida com o caminho que a narrativa levou! Pelo contrário, o facto da Ana ter ido para um lado que não esperava, acabou por me surpreender e dar a conhecer uma outra (mais uma) faceta da sua escrita.
Gostei imenso do conto que, como todos aqueles que são bem escritos, deixou um sabor a pouco. Quero mesmo muito continuar a seguir o trabalho da Ana. É uma autora muito promissora e recomendo a todos que fiquem de olho no trabalho dela.
Se queres conhecer novos e promissores autores portugueses.
Classificação no Goodreads: ✰✰✰✰
Qual é o teu autor português preferido?
*Este blog é um afiliado Wook, Bertrand e Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.
Comentários
Enviar um comentário