Opinião | A Dança das Estrelas | Emma Donoghue

 

Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião.



Título original: The Pull of the Stars
Autoria: Emma Donoghue
Editora: Porto Editora
Ano: 2021
Páginas: 304

Comprar o livro na Wook ou na Bertrand*


Sinopse

Dublin, 1918.
Numa Irlanda duplamente devastada pela guerra e doenças, a enfermeira Julia Power trabalha num hospital sobrelotado e com falta de pessoal, onde grávidas que contraíram uma gripe desconhecida são colocadas em quarentena. Neste contexto já bastante difícil de gerir, Julia terá ainda de lidar com duas mulheres enigmáticas: a Dra. Kathleen Lynn, procurada pela polícia por ser uma líder revolucionária do Sinn Féin, e uma jovem ajudante voluntária sem experiência de enfermagem, Bridie Sweeney.
É numa enfermaria minúscula, escura e sem condições, que estas mulheres vão lutar contra uma pandemia desconhecida, perder pacientes, mas também trazer novas vidas ao mundo. No meio da devastação, histórias de amor e humanidade no dia a dia de mães e cuidadoras que, de várias formas, acabam por cumprir missões quase impossíveis.


livrosbolso-970x250-billboard

Opinião

Da autora de O Quarto de Jack, chega-nos um livro baseado na gripe espanhola, uma epidemia que devastou o mundo numa altura em que ainda decorria a Primeira Guerra Mundial.

A narrativa do livro decorre num hospital e foca-se sobretudo na ala de maternidade. Mulheres infectadas pela Influenza, que estão grávidas, num cenário em que a medicina não era ainda avançada e em que os recursos humanos, especialmente face ao cenário pandémico e de guerra, eram escassos. 

Apesar de não se tratar (de todo) de uma distopia, é impossível não fazer comparações. A realidade do que se vive neste livro, naquele hospital, o pensar que de facto aconteceu... que está, de certa forma, a acontecer.. torna tudo mais real e, ao mesmo tempo, assustador.

Senti que Emma Donoghue é uma verdadeira contadora de histórias (reais). O livro está muito bem escrito, tem personagens encantadoras, drama, humor, romance, representação... O ritmo é bastante fluído, com capítulos curtos e que nos deixam a querer saber mais.

E enquanto A Dança das Estrelas me deixou completamente apaixonada por um lado, por outro, o que temos são mulheres grávidas, numa situação bastante complicada e, por vezes, as situações são bastante gráficas.

Sei que ler sobre epidemias nos dias que correm pode não ser fácil, nem aquilo que apela mais à leitura mas este livro merece todas as oportunidades que lhe possam ser dadas.

Prevejo que este seja um grande favorito do ano para mim. 
Fiquei bastante motivada para ler os outros livros da autora e espero mesmo fazê-lo em breve.

Nota final: ✰✰✰












Que autor te surpreendeu mais?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários