Opinião | Uma Hora de Vida | M. J. Arlidge

 

Título original: All Fall Down
Autoria: M. J. Arlidge
Editora: Topseller
Ano: 2021
Páginas: 432

Comprar o livro na Wook ou na Bertrand*


Sinopse

O que faria se recebesse uma chamada a dizer:
«Tens uma hora de vida»?

Estas são as únicas palavras recebidas num ameaçador telefonema. A seguir, desligam. Certamente que só pode ser uma brincadeira… Um engano? Um número errado? Qualquer coisa menos a verdade arrepiante… Que alguém está a observar, à espera, a trabalhar para roubar uma vida no espaço de uma hora. Mas porquê?

A tarefa de o descobrir recai sobre a inspetora Helen Grace: uma mulher com um histórico de caça a assassinos. No entanto, este é um caso em que o homicida parece estar sempre um passo à frente da polícia e das vítimas. Sem motivo, sem pistas e sem dicas — nada além de puro medo —, uma hora pode parecer durar uma vida inteira…

livrosbolso-970x250-billboard

Opinião

No nono livro do autor, já sabemos que só podemos esperar um livro cheio de acção, complexidade e personagens em constante crescimento e desenvolvimento.
Apesar de ser fã do autor, não sou apaixonada por todos os livros desta saga. Alguns achei que tinham um passo muito lento, outros foram demasiado previsíveis e uns, ainda, não tiveram uma história tão cativante.
Ainda assim, é um autor que leio e cujo trabalho sigo de forma quase religiosa.

Neste Uma Hora de Vida, Arlidge voltou a surpreender-me quase tanto como no primeiro livro da saga, que é o meu preferido.
A narrativa é cheia de acção, deixa-nos na ponta da cadeira e tem voltas e reviravoltas. Que mais esperar de um thriller? O final, que a certa altura parecia estar a tornar-se previsível, acabou por revelar-se mais um acontecimento inesperado. Bem, até certo ponto... Quase, quase no final do livro e antes de ser desvendado o mistério, torna-se bastante evidente o que irá acontecer. E foi este pequeno "deslize" por parte deste nosso autor que me deixou a um passo das 5 estrelas.

Senti que o enredo neste monstro de quase 500 páginas se desenvolveu de forma bastante mais complexa do que nos livros anteriores, não se tornando nunca cansativo ou com demasiados pormenores. As personagens, algumas já nossas conhecidas outras não tanto, ganham complexidade e camadas adicionais, que contribuem para uma maior riqueza do texto, onde se nota um crescimento do autor como escritor.

E algo que não me lembro de ver nos livros de Arlidge, está finalmente presente nesta nova obra. Numa altura em que os autores estão cada vez mais a abraçar as diferenças que existem no mundo e a reflecti-las nos seus livros, o facto de Uma Hora de Vida ter representação homossexual transmite-lhe ainda mais força. Quando as personagens são caracterizadas de uma forma natural, em que se vê que não houve um esforço extra por parte do escritor em descrever aquela pessoa, a história torna-se mais rica e mais real. Aplaudo-o por isso.

No final, é um livro muito bom, que recomendo como, aliás, recomendo todos os outros do autor e que não te vai desiludir.

Nota final: ✰✰✰












Conheces este autor?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários