Opinião | Arsène Lupin - Cavalheiro Ladrão | Maurice Leblanc

Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião.


Título original: Arsène Lupin, Gentleman Cambrioleur
Autoria: Maurice Leblanc
Editora: Porto Editora
Ano: 2021
Páginas: 192

Comprar o livro na Wook ou na Bertrand*


Sinopse

França, início do século xx. A Belle Époque está no seu auge e Paris é a cidade que melhor encarna o verdadeiro espírito desses anos dourados. No clima de efervescência cultural e diversão que marca a vida cosmopolita francesa, crimes fantásticos e intrigantes revelam Arsène Lupin, um ladrão hábil, carismático e sedutor. No entanto, pobres e inocentes, nada temam de Lupin! Pois só os ricos, os poderosos e o previsível inspetor Ganimard, polícia que nunca larga o encalço do herói, é que precisam de se pôr à prova. Porque muito mais do que um genial larápio, Arsène Lupin é sobretudo um detetive audaz e irreverente, escapando a todas as armadilhas e estratagemas dos seus inimigos.
Arsène Lupin, Cavalheiro Ladrão reúne as primeiras nove aventuras do rocambolesco Lupin, protagonista de mais de vinte títulos da autoria do escritor francês Maurice Leblanc.


autores-billboard

Opinião

Maurice Leblanc traz-nos um personagem carismático, divertido e surpreendente, num livro que se lê quase de uma assentada.

Arsène Lupin faz-nos lembrar de Sherlock Holmes, na  pele do ladrão. Inteligente, por vezes sedutor, move-se nas sombras. No entanto, este ladrão é bastante seletivo e acaba sempre por ajudar aqueles que estão em perigo e necessidade.

O autor conseguiu transformar um potencial vilão num protagonista herói, que se safa sempre às garras da justiça, mesmo em momentos inesperados.

Apesar de ser um clássico, um livro escrito nos inícios do século XX, não tem uma escrita pesada, nem difícil de acompanhar. Isso faz com que seja uma óptima escolha para quem, como eu, não dê prioridade a clássicos da literatura, por serem demasiado "maçudos".

Por estar dividido em contos curtos, esta coletânea deixa-nos, por um lado, com imensa vontade de saber mais e, por outro, com aquele saborzinho a pouco, que nos deixa a querer mais e mais.

De todos os contos, aquele que menos gostei foi o que deu o mote à série da Netflix - O Colar da Rainha. Não senti a mesma fluidez no texto, nem a mesma sensação de ser transportada para Paris como nos outros.

A série, no entanto, é absolutamente viciante, bem disposta e prende-nos ao ecrã do início ao fim. Se é a melhor série que já vi da Netflix? Não. Mas vale mesmo muito a pena e mal posso esperar pela próxima temporada.

Se és fã de livros de mistério, suspense e policiais, este livro é um must have na tua estante, de leitura obrigatória.

Nota final: ✰✰✰












Achas que conseguirias apanhar um ladrão como Arsène Lupin?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários