Trabalhar com Livros - Os Manuais Escolares

É certo que estamos em época de férias escolares mas é nesta altura que se inicia a azáfama editorial no que diz respeito a manuais escolares.

Quem trabalha ou trabalhou numa livraria ou papelaria com venda de manuais escolares, sabe que esta é a época mais importante do ano, a par com o Natal. É uma das épocas de mais trabalho e de maior rendimento para as editoras deste tipo de livro.

Também trabalhei numa editora de manuais escolares. Muito diferente de trabalhar numa livraria, na Feira do Livro ou atrás das câmaras numa editora de livros infantis. Com um público muito específico, muito diferente e exigente, foi, de longe, o trabalho que mais gostei relacionado com livros. O ambiente que vivemos no nosso local de trabalho influencia o nosso bem-estar no trabalho. É uma realidade comprovada por mim. Foi o sítio em que trabalhei com melhor ambiente de trabalho e entre-ajuda.

Muitas gargalhadas, muito auto-conhecimento e algumas amizades foram o resultado desta breve mas extraordinária passagem.

A polémica existente à volta dos manuais escolares é bem conhecida por todos e, aqui, ganhei noção de muitas coisas que não vos passam pela cabeça e que me fizeram perceber o quão perdido poderá estar o futuro das novas gerações. Não por se verificarem os rumores existentes, mas por se perceber a essência de alguns profissionais do ensino neste país (felizmente, temos algumas excepções).
Nesse sentido, também reflectimos um pouco sobre a (des)adequação do PNL (Plano Nacional de Leitura) aos nossos alunos e sobre a sua implementação e o devido acompanhamento e incentivo à leitura por parte dos professores.

Cada experiência que se vive trabalhando com livros é diferente e é uma fonte infindável de conhecimento e aprendizagem. Acho que é um dos trabalhos mais enriquecedores e estimulantes que se pode ter. Todos os dias lidamos com pessoas ou situações diferentes que nos fazem crescer um bocadinho mais como pessoas e profissionais.

Posto isto, gostava de vos deixar o link para um blog que, infelizmente, já não está activo mas que reflecte na perfeição o desespero de trabalhar com livros num ambiente de livraria :) Divirtam-se!

Comentários

  1. Por acaso nunca tinha pensado nisso... realmente deve ser a pura da loucura com o livros escolares!


    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro da minha experiência, achei a loucura muito maior numa livraria do que na própria editora. São 3 meses muito intensos xD

      Beijinhos ^^

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares