Book Review - Bird Box

Hoje trago-vos mais uma opinião. Desta vez falamos sobre um livro que tem merecido enorme atenção nos últimos tempos. O hype existente à volta do livro será real? É isso que vamos ver já de seguida...





Título: Bird Box / Às Cegas
Autor: Josh Malerman
Editora: Topseller
Ano: 2018
Páginas: 304


Não abra os olhos. Há algo terrível lá fora.

Num mundo pós-apocalítico, tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo, uma mulher com duas crianças, decide fugir, sonhando com uma vida em segurança. Mas, durante a viagem, o perigo está à espreita: basta uma decisão errada e eles morrerão. 
Cinco anos depois da epidemia ter começado, os sobreviventes ainda se escondem em abrigos, protegidos atrás de portas trancadas e janelas tapadas. Malorie e os seus filhos conseguiram sobreviver mas, agora que eles têm 4 anos, chegou o momento de abandonar o refúgio. Procurar uma vida melhor, em segurança e sem medos. 
Num barco a remos e de olhos vendados, os três embarcam numa viagem rio acima. Apenas podem confiar no instinto e na audição apurada das crianças para se guiarem. 
De repente, sentem que são seguidos. Nas margens abandonadas, alguém observa. Será animal, humano ou monstro? 




Imaginem não poder ver. Imaginem que existe alguma coisa no mundo, que ninguém consegue explicar porque algo terrível acontece a todos aqueles que o vêem. Imaginem o terror da sensação de poderem estar a ser observados, de ter o perigo ao vosso lado e poder apenas contar com a audição para vos ajudar no vosso caminho. Assustador?

Para Malorie, grávida, sobrevivência é a palavra de ordem. Procura abrigo numa casa segura onde, em conjunto com um grupo de pessoas, aprende a usar a audição para exercer tarefas tão mundanas como tirar água de um poço. Nesta intensa distopia, acompanhamos a história de sobrevivência de Malorie ao longo de duas linhas temporais diferentes - no presente e quatro anos depois do apocalipse. Ao longo da narrativa, vamos «ouvindo» conversas e pensamentos que nos poderão chocar; assistimos ao aprender a viver de uma nova forma, e a muito desespero. Mas assistimos também à esperança num mundo melhor e ao arriscar tudo pela sobrevivência e pelo futuro da Humanidade.
Apesar de nunca sabermos muito bem o que se está efectivamente a passar - o próprio leitor está «às cegas» e vive as emoções através dos sons, tal como os personagens (o que é simplesmente genial) -, estamos perante um livro brilhantemente desenvolvido, com uma escrita fácil de acompanhar e uma narrativa que nos faz querer saber mais e mais.
Às Cegas culmina num final que nos deixa a pensar sobre o futuro daqueles personagens, com quem desenvolvemos uma relação de afinidade e de enorme solidariedade. As adversidades que têm de ultrapassar ao longo desta história são de deixar qualquer um com o coração a palpitar de ansiedade.
Num livro que, de certa forma, faz lembrar tanto Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago como A Estrada, de Cormac McCarthy, vivemos o terror absoluto do medo do desconhecido.
Um livro que se lê de uma só assentada e que explora também o lado mais negro do ser humano em condições extremas. Absolutamente assustador e arrepiante, recomendo vivamente aos amantes do género.

Será de lembrar que o livro está a ser adaptado a cinema pela Netflix, com Sandra Bullock no papel principal. A data prevista de estreia nos EUA é 21 de Dezembro. A não perder.



1) A todos os fãs de distopias e de terror psicológico. 
2) Aos que querem iniciar uma leitura mais adulta do género pós-apocalíptico.
3) A quem gosta de uma boa história de ficção sobre sobrevivência. 
4) A fãs de Blake Crouch.

Classificação no Goodreads: ✰✰✰



Já leram este livro? Partilhem as vossas opiniões nos comentários!

Comentários

  1. OMG... Terror psicológico é comigo!!!
    Mais um para a minha lista. Ups...
    Cá em casa algum dia ainda me metem num colete de forças para parar de comprar livros!!!

    Beijinho

    Sandra
    https://nohabitatdeumaintrovertida.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lolol não te preocupes, por cá acho que já esteve mais longe! Se houver algum manicómio nos Açores, I'm in! xD

      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares