Book Review - Simon vs. The Homo Sapiens Agenda




Título: Simon vs. The Homo Sapiens Agenda / O Coração de Simon Contra o Mundo
Autor: Becky Albertalli
Editora: Porto Editora
Ano: 2017
Páginas: 248



Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.


Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola. 

Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.



Se existisse uma definição para «cute, fluffy contemporary» tinha que ser Simon vs. The Homo Sapiens Agenda.


E sabem uma coisa? Quando o livro saiu, não tinha interesse em lê-lo (daí só o ter lido agora). A sinopse não me cativou e, verdade seja dita, não sou grande leitora de contemporâneos. Vou lendo um aqui, outro ali, mas não é um género que pegue frequentemente.
Embora o tenha lido em inglês, gosto da adaptação que a Porto Editora fez à capa. Para mim, é absolutamente desnecessário termos capas diferentes das originais (excepto quando as originais são abomináveis) mas o trabalho feito pela Porto Editora é louvável - apesar de só se perceber o sentido depois de umas quantas páginas de leitura.

Ora, o nosso belo Simon é um jovem rapazinho que ainda não «saiu do armário» e que, de um momento para outro, se vê envolvido numa chantagem: se não ajudar um colega a relacionar-se com uma das suas amigas, ele irá revelar a toda a escola que Simon é homossexual. Portanto, o que seguimos neste livro é, basicamente, o dia-a-dia do Simon e a forma como lida com a revelação da sua identidade e com a vida social e escolar. 

Mas Simon vs. The Homo Sapiens Agenda não é apenas um livro sobre um adolescente que luta com a «saída do armário». É também um livro sobre amor, amizade, parentalidade e bullying. Neste livro, as relações são tão importantes quanto a história principal. Hilariante, amoroso e, de certa forma, imprevisível, é um livro de leitura obrigatória para todos os fãs do género.
É um dos livros mais importantes do momento, quando diversidade e diferença são palavras na ordem do dia. Trata-se de um verdadeiro hino à aceitação. O romance, o sarcasmo de Simon e o calor das amizades vividas nesta história são bons motivos para lhe dar uma oportunidade. 

Tenho estado num modo esquisito de leitura e demorei um bocado até chegar a meio do livro mas a segunda metade foi lida quase de uma só assentada. A escrita é bastante simples, permitindo uma leitura rápida, sem se perder o interesse.
Em breve irei - finalmente - ver o filme e, muito provavelmente, teremos no blog a primeira opinião sobre um filme adaptado de um livro.

Fiquei curiosa para saber mais sobre a história dos personagens e, por isso, Leah on the Offbeat entrou automaticamente na minha wishlist.





1) A fãs de YA contemporâneo.
2) A interessados em ler livros com diversidade racial e sexual.
3) A fãs de John Green, Rainbow Rowell, Nicola Yoon e Jandy Nelson.


Classificação no Goodreads: ✰✰✰✰



Já leram este livro? Partilhem as vossas opiniões nos comentários!

Comentários

  1. Não li o livro mas vi o filme sem grandes expetativas por insistência de uma amiga e... adorei! Provavelmente não está muito fiel ao livro, mas para quem não o leu o filme está incrível, uma ótima adaptação porque não parece que faltam partes como em algumas adaptações de livros para filmes. Depois de ver o filme só me arrependi de não ter lido o livro antes porque se o filme é bom o livro deve ser melhor, e não tem graça nenhuma ler o livro depois de já ter visto o filme!

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vera :) Já podes saber a minha opinião sobre o filme também aqui: https://goo.gl/vENZk3
      Mas, no geral, concordo contigo. Ainda vais a tempo de ler o livro e aconselho vivamente que o faças, é bastante diferente do filme mas não num mau sentido :)

      Um beijinho ^^

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares