Vamos Falar Sobre... | Book Subscription Boxes

É uma coisa sobre a qual já quero falar há algum tempo mas acabou por ser o facto de ter ganho uma destas caixas no giveaway da Manganet a dar o mote a este post. Aproveito para agradecer mais uma vez à Manganet. Espreitem o canal dela e fiquem a conhecer algumas das tão famosas caixas de subscrição mensal.

Muito faladas lá por fora, as caixas de subscrição mensal são inúmeras. Para todos os tipos de leitores, para todas as carteiras, para todas as idades, estas caixas fazem as maravilhas de leitores por todo o mundo.

Infelizmente para nós, povo luso, tudo é caríssimo e ainda corremos o risco das nossas encomendas ficarem presas na alfândega e, nesse caso, nem vale a pena comprar, já que os custos de alfândega chegam a ser o mesmo que comprar o mesmo artigo novamente (ou pior).

Portanto, apesar de ser tudo muito bonito e de ser uma ideia absolutamente genial, nós não conseguimos aproveitar ao máximo o que o mundo tem para nos oferecer em termos destas experiências.

Por cá já se começam a ver algumas destas caixas - a maior parte delas estão ligadas à gastronomia mas temos também algumas de cosmética e até para amantes de gatos e de cães de todos os tamanhos e raças.

No que toca a livros, há dois anos existia a Read Me que, sinceramente, não sei como funcionava mas, pelos vistos, não teve o sucesso das tão famosas caixas internacionais. Esta semana, foi lançada a Chave Negra Mystery Box. De facto, tenho curiosidade em conhecer o conteúdo escolhido para a primeira caixa, que chegará a casa dos subscritores em Novembro. Aguardo para ver o que irá contemplar esta caixa na página deles para depois tomar a minha decisão em relação a comprá-la ou não.

Ainda é um conceito pouco explorado entre nós, mas também me parece haver menor abertura para este tipo de comércio cá dentro do que lá por fora... Penso que as pessoas que realmente se interessam por estes produtos, pelo menos no que concerne a livros, mais depressa mandam vir de fora do que compram cá dentro. Até porque, convenhamos... os fornecedores de itens relacionados com livros são maioritariamente estrangeiros e não poder contar com fornecedores pode diminuir drasticamente a qualidade (e a relação qualidade-preço) da caixa.

Quando pesquiso e tento pôr-me a par do que andam a criar por cá, fico com a impressão de que ainda se tratam de artigos de elite em Portugal. Artigos hipster, talvez? São produtos apelativos para um nicho de pessoas e mercado muito específico.

Confesso que caso alguém decidisse fazer uma destas caixas só com livros de autores portugueses, por exemplo, não iria ter qualquer interesse para mim (lamento a honestidade!). No entanto, se contemplasse novidades YA ou de géneros que leio e incluísse itens relevantes, poderia considerar subscrever, consoante o tema do mês me interessasse ou não.

Caso existissem caixas ao nível das internacionais, teriam interesse em adquirir? Estão curiosos para conhecer a Chave Negra?Qual é a vossa opinião sobre este tema?


Se ainda não viram o unboxing da caixa, espreitem o canal ou vejam o resultado no Instagram. Bom fim de semana e boas leituras :)


Comentários

  1. Tenho umas quantas nos meus favoritos aqui do Chrome, mas nunca comprei nenhuma... a maioria é americana - portes, taxas aduaneiras, etc -, mas há algumas do UK (que são as que tenho prali guardadas); a maioria também parece ter um público mais "young adult" em mente e eu raramente gosto de ler livros desses :/ mesmo o tipo de caixa em si é pouco popular em Portugal, a ideia de subscription box. Uma vez tentaram criar uma beauty box e foi um fiasco... dessas já comprei algumas, da lookfantastic. E adoro ver listas de subscription boxes no buzzfeed e assim!

    ResponderEliminar
  2. R: sabes sim senhora! ahahah ai de ti se começas por outra coisa senão aquela saga xD mas sabes eu tento não olhar para as capas já para não ficar com preconceitos ou assim... o kindle é perfeito para isso

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar

Enviar um comentário