Recomendações | Livros Queer

O Pride Month, mês em a que a comunidade LGBT celebra e relembra a manifestação de Stonewall, através de protestos pacíficos para despertar a sensibilidade política para os assuntos actuais que envolvem a comunidade, comemora-se ao longo de todo o mês de Junho. Este mês marca o início da mudança dentro da comunidade também em termos sociais. É importante que todos tenhamos consciência e que ajudemos a consciencializar os demais que o ser homossexual, ou ter uma orientação fora do que é dito "normal" está ok. Esse tipo de descriminação é coisa do século passado e é tão ignorante como queimar "bruxas" em praça pública. Se deixámos (na Europa) de executar "bruxas" no século XVIII e até lhes concedemos um museu, então porque é que, 300 anos depois, continuamos a condenar pessoas por gostarem de alguém do mesmo sexo?
Pois bem, felizmente começam a notar-se algumas mudanças, e algumas pessoas começam também a deixar de esconder as sua preferências com medo de serem condenadas em praça pública, julgadas e olhadas de lado.
E porque pessoas queer sempre existiram e sempre existirão, essa mudança tem vindo a ser visível também na literatura.
Assim, numa espécie de comemoração deste mês, e como se trata de uma categoria abrangida pelo desafio de leitura deste ano, venho trazer-vos algumas recomendações de livros queer, isto é, que têm representação LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bisexuais, Transgéneros, Queer/Questioning, Intersexo, Assexuados, entre outros).
Deixem também as vossas sugestões!


Benjamin Alire Sáenz


Este autor, traduzido em Portugal pela Topseller, é um dos mais acarinhados nos Estados Unidos. O autor assumiu-se gay aos 54 anos e começou a escrever sobre temas LGBT como forma de se ajudar a si próprio a lidar com a homossexualidade.


Adam Silvera & Becky Albertalli

Muitos descreverão estes autores como o rei e a rainha do contemporâneo YA queer. E com alguma razão. Recentemente, juntaram-se para criar What if it's Us, um contemporâneo que conta a história de dois rapazes que se cruzam por acaso num posto de correios e se apaixonam.
A editora Topseller lançou este mês No Final Morrem os Dois, de Adam Silvera.
Becky Albertalli tem os seus livros editados em Portugal pela Porto Editora.


Outros YA


Nos últimos tempos têm sido vários os YA, de géneros distintos, a ser traduzidos em Portugal.
Infelizmente para nós, a excepção desta lista é The Gentleman's Guide to Vice and Virtue, de MacKenzie Lee. Ainda me restam esperanças de que alguma editora lhe irá pegar num futuro breve!

Os (semi) Clássicos

Não só os contemporâneos têm representação de personagens queer. Alguns clássicos (ou outros que para lá podem caminhar), também o têm. Por isso, desenganem-se os puritanos que acham que nos clássicos "não se vêem dessas coisas modernas".


Graphic Novels


As graphic novels são cada vez mais um tipo de livro em que a representação LGBT está largamente presente. Será mais fácil construir personagens queer neste formato do que em narrativa? Fica a questão para quem queira responder! 


Madeline Miller


Madeline Miller, traduzida em Portugal pela Bertrand Editora, reconta a história de personagens históricos, tornando-os queer.
Os seus livros são amplamente amados e têm feito imenso sucesso, sendo considerados muito bem escritos.


Sarah Waters


Sarah Waters tem-se destacado ao longo dos anos com os seus policiais traduzidos pela Bizâncio. No entanto, será provavelmente Toque de Veludo (da mesma editora) o seu livro mais "irreverente". A capa fala por si só.

Stieg Larsson



Este lorde dos policiais nórdicos conquistou muitos leitores pelo mundo fora com a sua queerida (sim, fiz mesmo este trocadilho!) Lisbeth Salander.



Mais alguns títulos que ainda não chegaram a Portugal...

Girl Made of Stars, de Ashley Herring Blake;
Blaca & Roja, de Anna-Marie McLemore;
Girls of Paper and Fire, de Natasha Ngan;
Summer of Salt, de Katrina Leno;
Check Please, de Ngozi Ukazu;
Bingo Love, de Tee Franklin;
All Out, de Saundra Mitchell.








Já leram algum destes livros? Deixem a vossa opinião!
Participem no Desafio Literário do blog!









 
*Este blog é um afiliado WookBertrandBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo. Obrigada💜*

Comentários

Mensagens populares