Opinião | Os Pássaros e Outros Contos Macabros | Daphne du Maurier
Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião!
Título original: The Birds and Other Stories
Autora: Daphne du Maurier
Editora: Livros do Brasil
Ano: 2020
Páginas: 312
Certa manhã, Daphne du Maurier observou um homem a trabalhar o campo, enquanto gaivotas sobrevoavam a sua cabeça. Nesse momento, foi-lhe sugerida a imagem que inspiraria a escrita de Os Pássaros: um bando de aves, extremamente esfomeadas e motivadas por um inexplicável fenómeno macabro, ataca a população da Cornualha. Foi esta capacidade de ampliar o lado sombrio de situações quotidianas que tanto fascinou Alfred Hitchcock, impelindo-o a adaptar ao cinema o génio da autora inglesa. A esta história reúnem-se ainda cinco outros contos tenebrosos, onde Veneza, Creta, o lar doméstico, ou um hospital de cidade se tornam palco da tragédia. A singularidade da escrita de du Maurier confirmou o seu lugar ao lado dos maiores nomes da literatura gótica, como Edgar Allan Poe, Bram Stoker ou Henry James.
Muito provavelmente já ouviste falar de Daphne du Maurier e, mais provavelmente ainda, até já leste Rebecca ou A Minha Prima Rachel. Ou podes até já ter visto a adaptação de um destes livros à sétima arte. Rebecca foi muito recentemente adaptado pela Netflix e quem viu diz que vale a pena.
A Livros do Brasil é conhecida pela sua colecção Dois Mundos, onde se insere este livro, que, além de nos brindar com alguns dos mais conhecidos clássicos da literatura, nos oferece capas lindíssimas como é o caso, claro, deste Pássaros e Outros Contos Macabros.
Este livro reúne uma colectânea de contos da autora, sendo um deles - Os Pássaros - o que inspirou o famoso filme homónimo de Alfred Hitchcok. Os contos, sem qualquer relação entre si, exploram sobretudo os demónios interiores de cada um dos personagens que apresenta. É interessante perceber como a autora conseguiu criar histórias tão envolventes, com personagens tão diferentes entre si e, ainda assim, com tanto em comum.
Ao contrário daquilo que imagino sempre quando toca a clássicos e, se calhar, tu também, este livro não tem uma linguagem exaustiva, nem um passo lento e arrastado. Muito pelo contrário, a escrita é cativante e as histórias são tão interessantes que nos prendem até à última palava. E, também muito ao contrário do habitual, apesar de serem contos relativamente pequenos, não deixam aquela sensação de vazio, de faltar algo para complementar ou para dar mais vida e conteúdo à história. Eu interpreto isso como um aspecto positivo a ter em conta mas entendo que possa ser visto de outro prisma - se não deixa com sede de mais, é porque não é assim tão bom... Vai por mim, é a primeira hipótese e vale mesmo a pena!
Não querendo entrar em detalhe para não revelar demasiado, vou apenas deixar-vos algumas notas sobre cada um dos contos:
Não Olhes Agora - Um conto pautado por um ambiente extremamente atmosférico e com descrições que apelam muito ao medo. É uma excelente abertura para este livro, que nos deixa logo com vontade de ler mais. 4✰
A Macieira - Provavelmente o conto que menos gostei de toda a história mas que, mesmo assim, prende até à última linha. Uma história de decadência, desprezo e uma certa vingança. 3✰
As Lentes Azuis - O abstracto cruza-se com o surreal neste conto que nos leva a questionar a sanidade dos personagens. 3✰
Os Pássaros - Apesar da familiaridade com o filme de Hitchcock, este conto tem características próprias, que não conseguem ser transmitidas no filme. A ansiedade, o medo e a preocupação são quase palpáveis nas palavras. 4✰
O Álibi - Daphne du Maurier traz-nos uma história recheada de humor negro, em que o feitiço se vira contra o feiticeiro de forma completamente inesperada. 4✰
Nunca Depois da Meia-Noite - Sensação de perseguição, mitologia e arqueologia misturam-se para dar origem a mais um impressionante e imprevisível conto desta autora. 4✰
Se nunca leste nada desta autora, acho que é um excelente ponto de partida. Para mim foi. Deixou-me extremamente curiosa para ler obras completas dela que, tanto quanto sei, têm um ritmo mais lento e podem afastar quem esteja a lê-la pela primeira vez.
É um óptimo livro para esta época mais fria e chuvosa, por toda a envolvente misteriosa e atmosférica que oferece. Certamente que não te vais arrepender de o ler.
Se já conheces a autora, este livro será com certeza um must-have na tua vida e na tua estante.
Se nunca leste nada desta autora, acho que é um excelente ponto de partida. Para mim foi. Deixou-me extremamente curiosa para ler obras completas dela que, tanto quanto sei, têm um ritmo mais lento e podem afastar quem esteja a lê-la pela primeira vez.
É um óptimo livro para esta época mais fria e chuvosa, por toda a envolvente misteriosa e atmosférica que oferece. Certamente que não te vais arrepender de o ler.
Se já conheces a autora, este livro será com certeza um must-have na tua vida e na tua estante.
Classificação no Goodreads: ✰✰✰✰
Recomendas algum livro clássico com um passo rápido de leitura?
*Este blog é um afiliado Wook, Bertrand e Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.
Comentários
Enviar um comentário