Opinião | Anarquia | Megan Devos

 

Este livro foi-me gentilmente cedido pela Leya. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião.



Título original: Anarchy
Autora: Megan Devos
Editora: Asa
Ano: 2019
Páginas: 368


Comprar o livro na Wook ou na Bertrand*

Sinopse

Após uma guerra devastadora, resta uma grande metrópole. É uma ruína entre ruínas mas é aí, entre os escombros, que a população sobrevivente se concentra. Vivem constantemente alerta, pois na ausência de regras, resta matar ou morrer…

Num ataque a uma fação rival, Hayden, o jovem líder do acampamento Blackwing, poupa a vida a Grace. Grace é linda, carismática, corajosa - mas também uma inimiga mortal.
Filha do líder do acampamento rival, Greystone, e inquestionavelmente leal ao pai, Grace sabe que não pode confiar em ninguém - muito menos no representante do povo que foi treinada para matar…

Reina o perigo. Reina o caos. Reina a… ANARQUIA.

saldos-billboard

Opinião

Este livro foi lido para o  desafio Ler o Mundo ao Contrário de 2020.

Tinha algumas expectativas para este livro, uma vez que já tinha lido algumas opiniões positivas. Apesar da sinopse não revelar muito, dá-nos aqui algumas vibes que sentimos também em outros livros YA do género, como Hunger Games ou Maze Runner.

Lamentavelmente, Anarquia fica-se apenas por essa promessa e não cumpre nenhum dos critérios que vemos nos outros livros que referi.

Ao contrário do que tudo leva a crer, este livro não é young-adult, mas sim new-adult, uma vez que as personagens que seguimos se encaixam na faixa etária dos 20 anos. Se achas que poderias não gostar do livro por seguir mais "um drama de adolescentes", não é mesmo por aí.

Mas o que Megan Devos não nos entrega mesmo é a parte da distopia. Esta narrativa é basicamente uma história de amor (por vezes semi-erótica) vivida num cenário que, por acaso, é pós-apocalíptico.

Portanto, toda a parte que me interessava de facto no livro, não existiu. E, apesar de gostar que exista algum romance nos livros que leio, não sou fã de romance puro e duro. Houve mesmo alturas em que já estava enjoada. No entanto, fui dando o benefício da dúvida até à última página, para tentar perceber se o drama de "não adolescentes" terminava em algo mais emocionante.

Apesar do enjoo (porque, para alguém que vai à procura de um género e dá de caras com outro, é mesmo demasiado) que acabou por dar origem a uma leitura sofrida, não achei que a história de amor não estivesse bem construída, ou fosse propriamente má. Simplesmente, o livro não é o que promete ser e, para mim, tornou-se uma desilusão.


Nota final: ✰✰✰ 












Qual foi o livro que mais te desiludiu até hoje?









*Este blog é um afiliado WookBertrand Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.

Comentários