Opinião | A Fera do Palácio | David Walliams
Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Desde já, agradeço imenso o envio deste exemplar para leitura e opinião.
Título original: The Beast of Buckingham Palace
Autor: David Walliams
Editora: Porto Editora
Ano: 2020
Páginas: 464
Sinopse
GRÃ-BRETANHA, ANO DE 2120.Londres está em ruínas, o povo passa fome e a esperança é pouca. O príncipe Alfredo, um menino doente e apaixonado por livros, nunca deixou a segurança do Palácio de Buckingham. Mas... será que está mesmo seguro?
Nas horas mais escuras da noite, uma criatura assustadora percorre os corredores do palácio. É o Grifo, o Rei das Feras, que veio mudar a vida de Alfredo para sempre.
Quando a mãe de Alfredo, a rainha, é levada para a Torre de Londres, o rapaz tem de procurar dentro de si a coragem necessária para a salvar... e ao mundo inteiro!
Viaja no tempo para uma aventura fantástica que te vai prender até á última página!
Opinião
Este livro foi uma lufada de ar fresco no desafio Ler o Mundo ao Contrário de 2020. Numa altura em que, para mim, já era impensável ler qualquer livro infantil que tivesse como cenário um mundo pós-apocalíptico, eis que surge esta pérola de David Walliams.
Já li outros dois livros do autor - Koiza e O Monstro que Veio do Gelo - e, estando já habituada àquilo que Walliams tem para oferecer, não deixei de ficar encantada com esta história.
O nosso pequeno herói é um rapaz muito doente, que vive praticamente na cama, rodeado de livros e que, face a situações que o põem à prova, mostra ser verdadeiramente corajoso e capaz de lutar até ao fim para proteger aqueles que ama. No final, a mensagem do livro é bastante forte. Adorei.
A Fera do Palácio é também um livro em que a narrativa nos está sempre a surpreender. Parece quase um thriller distópico para os mais pequenos (e não só), que aborda alguns temas complexos, mas sempre pontuado por ilustrações maravilhosas, que também já nos são familiares e são sempre acolhedoras.
A esse respeito, li algumas opiniões contraditórias, que dizem que este livro é demasiado obscuro para crianças. Talvez não seja uma história dirigida a uma faixa etária entre os 5-7 anos mas sim entre os 7-12, em que os miúdos já começam a perceber melhor certos aspetos e a ter maior maturidade para compreender determinados conceitos.
Dos três que li do autor, acho que este é o meu preferido e recomendo vivamente a miúdos e graúdos. David Walliams não te vai desiludir.
Nota final: ✰✰✰✰
Qual é o teu autor infantil preferido?
*Este blog é um afiliado Wook, Bertrand e Book Depository . Ao comprar através do meu link estás a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo.
Comentários
Enviar um comentário