Festival Bang!

Ontem foi um dia muito especial. Tal como anunciei, fui ao Festival Bang! das Edições Saída de Emergência e vim de lá com o coração cheio.
Desde a nossa entrada no Festival até à nossa saída, não houve um momento de tensão ou mau-estar. O staff era imenso e extremamente atencioso e simpático; a organização estava muito boa, com os horários cumpridos à risca - havia sempre alguma coisa a acontecer, o que não deixou margem para momentos de tédio.
Aplaudo a editora pela concretização de um evento único em Portugal, que dá ênfase aos livros, à leitura (em português) e à cultura com uma enorme dose de boa disposição.

Destaco, como é óbvio, o lançamento do livro Cartas de Profecia, o quinto livro da Série Os Outros, de Anne Bishop, que é uma senhora encantadora. Bishop começou a sua apresentação com um uivo (respect!) e que acabou por ser um tanto ou quanto evasiva na sua resposta às questões dos fãs. Vê-se que os personagens dos livros são aquilo que os move e constrói.
Neste momento A. Bishop está a trabalhar no livro Lake Silence, o sexto livro da saga, que está previsto sair pela Saída de Emergência no final de 2018.
Apesar de ter bastantes livros dela cá em casa, ainda não li nenhum mas fiquei com uma enorme vontade de iniciar a Trilogia das Jóias Negras ASAP. Foi-nos revelado "não oficialmente" que, em breve, poderá surgir mais alguma história relacionada com os personagens desta saga. 




Destaco também a preview da biografia dos Moonspell. Já estou um bocadinho habituada a ouvir os Moonspell, que são há muitos anos uma das minhas bandas preferidas, mas dou sempre valor a ouvi-los, são pessoas extremamente inteligentes, que sabem muito bem falar e do que estão a falar - não fosse esta a apresentação do livro de celebração dos 25 anos da banda.
Adorei, como adoro sempre que o fazem, a performance em acústico e acho do fundo do coração que deviam apostar num albúm inteiramente neste registo, é genial.
Dou especial ênfase às palavras de Fernando Ribeiro em relação a este livro, que me ficaram gravadas na mente: "Nós queríamos mesmo um livro. Queremos que as pessoas leiam a história dos Moonspell".




De grande importância, foi também a divulgação do catálogo de 2018 da SdE, que conta com grandes títulos:



Volumes 2 e 3 da Saga Witcher, de Andrzej Sapkowski












Volumes 2 e 3 de Monstress, de Marjorie Liu e Sana Takeda














Aceitação (Vol. 3 da Trilogia Área X), de Jeff VanderMeer












Volumes 2, 3 e 4 da Saga O Assassino e o Bobo, de Robin Hobb











Volumes 3 e 4 da Saga Império Malazano, de Steven Erikson










Fahrenheit 451, de Ray Bradbury











Uprooted, de Naomi Novik

Ando a especular qual será a capa escolhida. São todas tão lindas :)
É, definitivamente, a novidade que mais espero. Há muito tempo que tenho curiosidade em lê-lo.





E ainda:

- Um Estranho Numa Terra Estranha, de Robert A. Heinlein
- Volumes 2 e 3 das Crónicas de Âmbar, de Roger Zelazni
- Who Fears Death, de Nnedi Okorafor
- O Cavaleiro Misterioso (BD), de George R. R. Martin
- Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft volume 7 
- Assassin's Creed: Desert Oath, de Oliver Bowden
- O Despertar de Cthulhu de H. P. Lovecraft , ed. ilustrada por François Baranger
- American Gods BD vol. 1, de Philip Craig Russel, Scott Hampton e Neil Gaiman
- O Poder, Naomi Alderman
- Lake Silence, de Anne Bishop
entre outros...

Como disse, houve sempre alguma coisa a acontecer, desde jogos de tabuleiro para jogar a performances de Cosplay.
Acho que foi uma iniciativa brilhante, muito bem construída e que Portugal precisa, definitivamente de mais eventos assim. Felizmente este ano já se viram alguns avanços, com a vinda a Portugal de autores como Nicholas Sparks, Dan Brown, Ken Follett e agora Anne Bishop.
Dou os meus sinceros parabéns às Edições Saída de Emergência e para o ano lá estarei a ouvir e ver a sra. Robin Hobb :D

Mais fotografias do Festival aqui!


Comentários

Mensagens populares