As Melhores Séries para Leitores - Parte I

Hoje em dia, em especial com a «aparição» da Netflix, são incontáveis as séries que existem por este mundo fora. True crime, ficção científica, thriller, comédia... Existem séries para todos os gostos. Mas para nós, leitores incondicionais, existem algumas séries que não nos podem escapar do radar!

Desde séries adaptadas de livros até séries originais, com pessoas reais ou inspiradas em super-heróis, abrangem um público muito variado. As séries levam o seu tempo a ver, claro. Mas têm a vantagem de estar divididas em episódios de curta duração, que permitem que a pessoa avalie se gosta ou não da série, em primeiro lugar, e que vá vendo consoante a disponibilidade e vontade. É possível intercalar muitas ao mesmo tempo ou dedicar toda a atenção a apenas uma. Claro que, em comparação com os filmes, exige muito mais dedicação e tempo. Não nos é dada a história completa, de mão beijada, em duas horas. Mas a magia também reside aí. Temos mais tempo de evolução da história e dos personagens.

Devo referir que não vi todas estas séries, portanto algumas destas recomendações são também baseadas em opiniões que vou lendo/ouvindo de outras pessoas. Também não li todos os livros em que algumas das séries se baseiam. No entanto, a maioria deles está nas minhas estantes por ler (típico). Por isso, e como sempre, se tiverem alguma recomendação extra ou alguma questão a apontar às séries aqui referidas, façam-no livremente nos comentários.
Deixo também desde já a indicação de que este post vai ser dividido em mais partes, devido à quantidade de séries passíveis de serem recomendadas. Por isso, se a vossa série preferida não está aqui contemplada, poderá estar no próximo post. Não deixem de dar a vossa opinião, para poder acrescentar as vossas recomendações.

Livros adaptados a série





The Handmaid's Tale - Podem saber mais sobre esta série e sobre a minha opinião aqui.


The Man in the High Castle - A adaptação do livro de Philip K. Dick é extremamente viciante. Com voltas e reviravoltas, esta série já conta três temporadas completas e uma quarta que deverá ir para o ar este ano.



The Magicians - Baseada na trilogia de Lev Grossman com o mesmo título, Os Mágicos poderá ser a série ideal para fãs de Harry Potter e outros mundos mágicos que se desenrolem num ambiente escolar.



Thirteen Reasons Why - Apesar de não ter gostado do livro, como poderão ver aqui, a série acabou por superar as minhas expectativas. É uma história que funciona muito bem em ecrã. Melhor do que em livro, na minha opinião. A série explora mais profundamente as relações, a personalidade dos personagens e as causas para o desenrolar da história da Hannah. Na minha opinião, a segunda temporada, que já não tem qualquer relação com o livro, é ainda melhor que a primeira. A terceira temporada está também prevista para este ano.


Sherlock - Qualquer adaptação dos livros do famoso detective é extremamente popular e querida de todos aqueles que gostam dos mistérios e histórias em que este mediático personagem se envolve. Tanto os jogos de tabuleiro como a série nos fazem pensar e nos deixam com a «pulga atrás da orelha» em relação a tudo o todos. Estamos sempre a tentar descobrir o culpado e a tentar acompanhar o pensamento deste génio.


The 100 - Sinto que a popularidade desta série é muito maior do que a dos livros. Confesso que o primeiro livro da série me deixou ligeiramente desiludida. Houve pouco desenvolvimento na narrativa e nos próprios personagens. Não me consegui conectar com a história, nem com os personagens. No entanto, e apesar de ainda não ter visto a série, parece-me que é o tipo de história que funciona muito melhor em ecrã do que como livro.



Vampire Diaries - Esta série surgiu na altura da «febre dos vampiros», quando livros como Twilight estavam nas bocas do mundo. Se essa febre também vos atingiu e sentem nostalgia em relação ao mundo obscuro dos sugadores de sangue, não percam esta série.


A Series of Unfortunate Events - Num mundo fantástico que faz lembrar os filmes de Tim Burton, esta adaptação da série de livros de Lemony Snicket foi alvo de excelentes críticas. 


Alias Grace - Se são fãs de Margaret Atwood e Handmaid's Tale está na vossa lista de séries preferidas, certamente também irão gostar desta adaptação de mais um dos livros da autora.



Jonathan Strange & Mr. Norrell - Este livro está sempre nos tops de melhores livros de fantasia de sempre. No entanto, sinto que as opiniões se dividem imenso, até porque o livro é um valente calhamaço e poderá não ser uma leitura para todos os gostos. Apesar disso, esta série ganhou prémios e foi considerada uma das 10 mais importantes de sempre.


Rizzoli & Isles - Baseada nos livros de Tess Gerritsen, esta série de 7 temporadas acompanha a história de uma detective e uma médica lesgista que, juntas, resolvem assassínios.

Gossip Girl - Fofocas, blogs, VIP's... são algumas das coisas que se podem acompanhar nesta série baseada nos livros da autora Cecily von Ziegesar.




Pretty Little Liars - Esta série é absolutamente imprescindível para qualquer fã de Quando Éramos Mentirosos (We Were Liars) ou dos livros de Karen M. McManus. Neste momento, está no ar o spin-off da série, também baseado noutra duologia de Sara Shepard -  The Perfectionists.


Castle Rock - Baseada nos livros de Stephen King, esta série envolve-nos num mistério que percorre o imaginário de vários livros do autor. Desde Shinning (mais evidente) até brev referências a um conto do livro Different Seasons. Amantes de terror e, obviamente, fãs de Stephen King, não ficarão indiferentes a esta série, cuja segunda temporada irá para o ar em Julho deste ano.







Digam-nos qual é a vossa série adaptada de livros preferida e deixem a vossa opinião sobre as séries referidas.





*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários

  1. Não gostei de 13 reasons why...Achei que a história não fazia muito sentido, mas não vi a temporada 2.
    Handmaid's tale não cheguei a acabar mas do que vi gostei! Tenho o livro, ainda não o li.
    allmybooksandmovies.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 13 Reasons talvez possa parecer estranho para quem não leu o livro. Eu não gostei NADA do livro, achei completamente desapropriado. No entanto, dei uma oportunidade à série e gostei mais do que do livro. Mas se achaste que a primeira temporada não fez sentido, provavelmente ainda irás gostar menos da segunda =|
      Handmaid's Tale vale muito a pena. É muito diferente do livro mas, na minha opinião, ganha pontos por isso ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares