Recomendações | Livros Banidos
Até ao final desta semana (21 a 28 de Setembro) celebra-se a semana dos livros banidos. Portanto, nada melhor para celebrar esta semana do que ler e recomendar livros que foram e/ou ainda são banidos em alguns pontos do globo.
A censura é algo que oprime a sociedade. Alguns consideram que a ignorância é uma benção. Na minha opinião, não é. Uma pessoa informada é uma pessoa com maior capacidade para fazer face aos problemas da sociedade. Claro que isso é, muitas vezes, um problema para os sistemas políticos. Mas essa conversa não vem para aqui. Aqui falamos de livros, não de política. Mas, caso se queiram manifestar, a vossa opinião é sempre uma mais valia :)
Claro que se uns livros são banidos por questões políticas, outros são banidos por questões religiosas, outros ainda por questões meramente culturais ou ideológicas.
Posto isto, deixo aqui as minhas recomendações de livros banidos para esta semana de consciencialização e de apelo à liberdade de leitura e à igualdade mundial. Estas recomendações vêm também no âmbito do Desafio de Leitura deste ano, para a categoria «ler um livro banido». Não deixem de participar!
Se quiserem saber mais sobre esta iniciativa ou sobre algum livro específico, acedam a este site.
Por mais incrível que possa parecer, os EUA são um dos países que mais bane e censura a leitura de livros. O acesso a determinados livros em escolas e bibliotecas pode ser impossível ou restrito. As causas são as mais variadas e vão desde o conteúdo sexual até aos possíveis fundamentalismos islâmicos. Eis alguns exemplos de seguida.
Harry Potter, J. K. Rowling - banido em escolas católicas dos EUA.
À Procura de Alaska, John Green - em 2015 foi um dos livros mais solicitados para ser banido das escolas nos EUA, a par com Two Boys Kissing, de David Levithan, Fun Home, de Alison Bechdel e da Bíblia!
O Ódio que Semeias, Angie Thomas - Banido em escolas e bibliotecas dos EUA.
As Vantagens de Ser Invisível, Stephen Chbosky - Este livro tão recente em Portugal, foi amplamente banido nos EUA.
Outros títulos banidos: Onde Vivem os Monstros, Maurice Sendak * Um Atalho no Tempo, Madeleine L'Engle * As Aventuras de Huckleberry Finn, Mark Twain * Trilogia Mundos Paralelos, Philip Pullman * Catch - 22, Joseph Heller * As Vinhas da Ira, John Steinbeck
Os Versículos Satânicos, Salman Rushdie - banido em países Islâmicos.
Mein Kampf, Adolf Hitler - Já esteve banido também em Portugal. Continua a ser banido em países da Europa, com maior força na Polónia.
A Quinta dos Animais e 1984, George Orwell - banidos na União Soviética.
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley - banido na Irlanda.
Psicopata Americano, Bret Easton Ellis - acesso restrito na Austrália (apenas disponível para venda e consulta na biblioteca a maiores de 18 anos).
A Casa dos Espíritos, Isabel Allende - banido no Chile durante o regime ditatorial de Pinochet.
O Código Da Vinci, Dan Brown - banido no Líbano.
Lolita, Vladimir Nabokov - banido em França, no Reino Unido, na Argentina, na Nova Zelândia e na África do Sul.
120 Dias de Sodoma, Marquês de Sade - banido na Austrália.
As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll - banido na China.
Frankenstein, Mary Shelley - banido na África do Sul.
Deixem as vossas sugestões e opiniões!
Partilhem as vossas leituras, usando a #desafiopbooks e juntem-se ao grupo do desafio.
Boas leituras!
*Este blog é um afiliado Wook, Book Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*
Alguns já sabia porque vi o vídeo da Words à la Carte mas alguns foi surpresa :o
ResponderEliminarAinda não consegui ver o vídeo dela :( Aliás, é um sacrifício ter tempo para ver algum, hoje em dia... Quais é que surpreenderam? :D
EliminarPara mim não é uma surpresa que os EUA sejam o país com o maior número de livros banidos. Por muito que me digam, que são o "melhor" país do mundo, e que são o "mais" à frente, continuam, a meu ver, a ser o mais ignorante. :/
ResponderEliminarEm relação aos livros banidos, o À procura de Alaska fez-me rir bastante. xD já não me lembrava desse pormenor do livro
Ainda não li À Procura de Alaska mas normalmente a controvérsia só me dá mais vontade de ler os livros xD
EliminarSim, os EUA, como todos os países do mundo (uns mais que outros), têm coisas muito boas e muito más e, infelizmente, a visão muito religiosa das coisas em certos aspectos faz com que, de facto, pareçam ignorantes face a eles.