Recomendações | Um Livro Para Cada Estação do Ano - Verão

O Verão está quase a acabar mas os dias quentes ainda nos irão acompanhar durante algum tempo. Por isso, nunca é tarde para recomendações de livros que se passam no Verão e que nos remetem para as férias e para os momentos mais quentes do ano.
Assim, segue agora mais uma série de algumas recomendações no âmbito do desafio literário deste ano. Caso ainda não estejam a participar, relaxem. O desafio é anual, por isso estão sempre a tempo de participar e concluir o máximo de categorias possível! Saibam tudo sobre o desafio aqui.



Começando num registo mais clássico, temos Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare e O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald.


Sonho de Uma Noite de Verão: Esta é a história de uma noite...Uma noite de Verão sonhada na Primavera.
Uma única noite onde os espíritos desafiam o sentido do verdadeiro amor, numa guerra fantástica de fadas, poções e romances desencontrados.
Numa noite de Verão, um mundo pacato e insuspeito está prestes a ser incendiado pelo desejo e pela paixão. E, a loucura toma conta de todos aqueles que amam.

O Grande Gatsby: Um retrato notável da era dourada do jazz em toda a sua decadência e excessos. Pelos olhos do provinciano Nick Carraway, conhecemos a história do misterioso Jay Gatsby, um milionário que subiu na vida a pulso, movido pela paixão quixotesca que nutre pela jovem Daisy, uma rica herdeira bela e frívola. A sua obsessão por ela fá-lo reinventar-se para por fim poder reclamar a sua amada, numa autêntica encarnação do sonho americano. Porém, o reencontro de ambos acaba por desencadear uma série de acontecimentos trágicos, com Gatsby a ser vítima não apenas da sua ambição, mas da insensibilidade e falta de valores que imperam na sociedade americana da época.



Da autora de O Quarto de Jack e O Prodígio, Emma Donoghue, temos um thiller passado num verão de 1876 dos EUA.
Provavelmente poderia referir aqui vários livros de Nicholas Sparks (ou até todos) mas optei por este em específico porque adorei o filme (não li o livro).


Frog Music: Summer of 1876: San Francisco is in the fierce grip of a record-breaking heat wave and a smallpox epidemic. Through the window of a railroad saloon, a young woman named Jenny Bonnet is shot dead. 
The survivor, her friend Blanche Beunon, is a French burlesque dancer. Over the next three days, she will risk everything to bring Jenny's murderer to justice--if he doesn't track her down first. The story Blanche struggles to piece together is one of free-love bohemians, desperate paupers, and arrogant millionaires; of jealous men, icy women, and damaged children. It's the secret life of Jenny herself, a notorious character who breaks the law every morning by getting dressed: a charmer as slippery as the frogs she hunts.

In thrilling, cinematic style, FROG MUSIC digs up a long-forgotten, never-solved crime. Full of songs that migrated across the world, Emma Donoghue's lyrical tale of love and bloodshed among lowlifes captures the pulse of a boomtown like no other.

Um Momento Inesquecível: Em abril, quando o vento sopra do mar e traz consigo o aroma dos lilases, a memória de Landon Carter desperta para os momentos agridoces que viveu em 1958. Foi nesse ano que conheceu a bela Jamie Sullivan. Ao contrário dele, que era o rapaz mais popular da escola, Jamie era recatada e tímida, preferindo viver no seu próprio mundo, longe das aventuras e dramatismos da adolescência.
O jovem e estouvado Landon nunca teria olhado duas vezes para a insípida jovem, não fosse o Destino juntá-los da forma mais inesperada. E aquela rapariga que parece tão banal tem tanto para lhe ensinar… Com Jamie, Landon vai conhecer os recantos mais profundos do coração humano, e embarcar numa viagem de alegria, amor e perda.

Foi nesse momento que Landon se tornou homem.
Esse será, para sempre, um momento inesquecível.
Inspirado pela vida e a coragem da irmã de Nicholas Sparks, Um Momento Inesquecível foi, até à data, o livro que o autor mais gostou de escrever. Foi também o único que o fez chorar enquanto o fazia.




Esta não seria uma recomendação de livros que decorrem no Verão sem um mash up de literatura YA. Desde uma antologia de contos, até uma série de livros, passando por trilogias e standalones, a literatura YA tem livros para todos os gostos!


Summer Days & Summer Nights: Maybe it's the long, lazy days, or maybe it's the heat making everyone a little bit crazy. Whatever the reason, summer is the perfect time for love to bloom. Summer Days & Summer Nights: Twelve Love Stories, written by twelve bestselling young adult writers and edited by the international bestselling author Stephanie Perkins, will have you dreaming of sunset strolls by the lake. So set out your beach chair and grab your sunglasses. You have twelve reasons this summer to soak up the sun and fall in love.Featuring stories by Leigh Bardugo, Francesca Lia Block, Libba Bray, Cassandra Clare, Brandy Colbert, Tim Federle, Lev Grossman, Nina LaCour, Stephanie Perkins, Veronica Roth, Jon Skovron, and Jennifer E. Smith.

Amor & Gelato, Jenna Evans Welch: Lina foi passar o verão na Toscânia para cumprir o desejo da mãe - conhecer o seu pai, que desapareceu à 16 anos. Mas a descoberta do diário da vida da sua mãe em Itália vai mudar tudo. Vai conhecer um mundo mágico de amores proibidos e um segredo que vai transformar tudo o que ela julgava saber sobre a sua mãe, o seu pai, e até ela própria.

Quando Éramos Mentirosos, E. Lockhart: A família Sinclair parece perfeita. Ninguém falha, levanta a voz ou cai no ridículo. Os Sinclair são atléticos, atraentes e felizes. A sua fortuna é antiga. Os seus verões são passados numa ilha privada, onde se reúnem todos os anos sem exceção. É sob o encantamento da ilha que Cadence, a mais jovem herdeira da fortuna familiar, comete um erro: apaixona-se desesperadamente.Cadence é brilhante, mas secretamente frágil e atormentada. Gat é determinado, mas abertamente impetuoso e inconveniente. A relação de ambos põe em causa as rígidas normas do clã. E isso simplesmente não pode acontecer. Os Sinclair parecem ter tudo. E têm, de facto. Têm segredos. Escondem tragédias. Vivem mentiras. E a maior de todas as mentiras é tão intolerável que não pode ser revelada. Nem mesmo a si.

Summer of Salt, Katrina Leno: A magic passed down through generations . . . 
Georgina Fernweh waits with growing impatience for the tingle of magic in her fingers—magic that has been passed down through every woman in her family. Her twin sister, Mary, already shows an ability to defy gravity. But with their eighteenth birthday looming at the end of this summer, Georgina fears her gift will never come.
An island where strange things happen . . . 
No one on the island of By-the-Sea would ever call the Fernwehs what they really are, but if you need the odd bit of help—say, a sleeping aid concocted by moonlight—they are the ones to ask.
No one questions the weather, as moody and erratic as a summer storm.
No one questions the (allegedly) three-hundred-year-old bird who comes to roost on the island every year.
A summer that will become legend . . . 
When tragedy strikes, what made the Fernweh women special suddenly casts them in suspicion. Over the course of her last summer on the island—a summer of storms, of love, of salt—Georgina will learn the truth about magic, in all its many forms.

O Verão em Que Me Apaixonei, Jenny Han: «Toda a minha vida era medida em verões. Como se não começasse efetivamente a viver enquanto não chegasse junho, até estar naquela praia, naquela casa.»
Tudo o que é bom e mágico acontece durante o verão, e é a sonhar com o verão que Belly, de 16 anos, passa os seus dias. Para ela, os invernos são insuportáveis e sinónimo de estar longe de Jeremiah e de Conrad, os rapazes que Belly conhece desde a sua primeira estadia na casa de praia. Eles são os seus quase-irmãos, os seus inseparáveis parceiros de aventuras.
Até que chega aquele verão — maravilhoso e ao mesmo tempo terrível — em que tudo muda. Estas poderão ser as últimas férias que passam todos juntos na casa de praia. Chegou o momento de perpetuar memórias, confessar paixões escondidas e, acima de tudo, é hora de, finalmente, Belly começar a obedecer ao seu coração.
Um romance com sabor a mar e a liberdade, sobre crescer e apaixonar-se, deixando-nos a desejar por mais.

Quatro Amigas e Um Par de Calças, Ann Brashares: Esta é a história de quatro grandes amigas que, pela primeira vez, vão estar separadas nas férias de Verão. Antes de partirem, fazem um original acordo: partilhar umas "calças mágicas" compradas em segunda mão, que enviarão por correio umas às outras. Nestas férias, cada uma delas viverá algo de completamente novo, tendo como única testemunha o par de calças.



Por fim, temos outro Clássico. Mataram a Cotovia, de Harper Lee, foi recentemente adaptado a novela gráfica e já está disponível em Portugal, pela Relógio d'Àgua.

Situado em Maycomb, uma pequena cidade imaginária do Alabama, durante a Grande Depressão, o romance de Harper Lee, vencedor do Prémio Pulitzer, em 1961, fala-nos do crescimento de uma rapariga numa sociedade racista.
Scout, a protagonista rebelde e irónica, é criada com o irmão, Jem, pelo seu pai viúvo, Atticus Finch. Ele é um advogado que lhes fala como se fossem capazes de entender as suas ideias, encorajando- -os a refletirem, em vez de se deixarem arrastar pela ignorância e o preconceito.
Atticus vive de acordo com as suas convicções. É então que uma acusação de violação de uma jovem branca é lançada contra Tom Robinson, um dos habitantes negros da cidade. Atticus concorda em defendê-lo, oferecendo uma interpretação plausível das provas e preparando-se para resistir à intimidação dos que desejam resolver o caso através do linchamento. Quando a histeria aumenta, Tom é condenado e Bob Ewell, o acusador, tenta punir o advogado de um modo brutal.
Entretanto, os seus dois filhos e um amigo encenam em miniatura o seu próprio drama de medos, centrado em Boo Radley, uma lenda local que vive em reclusão numa casa vizinha.






Quais são as vossas recomendações para esta categoria?
Já leram algum destes livros?
Partilhem as vossas leituras, usando a #desafiopbooks e juntem-se ao grupo do desafio.

Boas leituras!





 
*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários

  1. Quero muito ler o "the great gatsby"!
    Dos outros livros nunca tinha ouvido falar. :/

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que algum dos que não conheces te tenha chamado a atenção ^^
      Um beijinho!

      Eliminar

Enviar um comentário