Opinião | Ser Blogger | Carolina Afonso e Sandra Alvarez

Ora então, parece que comecei este ano com uma review e que vai ser uma constante ao longo deste ano. Prometo que vai haver outro tipo de conteúdo - e conteúdo que poderá ser mais interessante, com novidades a vários níveis mas, para já, em tempos de mudança e de tantas coisas a acontecer ao mesmo tempo, é o melhor que consigo oferecer.

Porque ainda estamos no início de 2018 e há muita gente cuja maior resolução para este ano até poderá ser criar o seu próprio blog, decidi fazer a review deste livro, que acabei de ler em Dezembro. Espero sinceramente que seja útil :)

Título: Ser Blogger
Autoras: Carolina Afonso e Sandra Alvarez
Editora: Marcador
Ano: 2017
Páginas: 247

Non-spoiler review (pt):



Este livro foi-me oferecido muito com o intuito de me dar o empurrão final para iniciar o meu blog. As pessoas que me são próximas sabem o quanto eu adoro livros, trabalhar com livros, falar sobre livros e saber coisas inúteis sobre livros e, como tal, sempre me influenciaram a dar este passo. Quando o recebi, a decisão já estava tomada, já estava tudo a andar mas, fazendo anos poucos dias antes do dia de nascimento do blog, este livro não podia ter vindo em melhor altura.
Serviu como guia para iniciar o blog e é - e continuará a ser - a bíblia que me guia e ajuda a melhorá-lo e construí-lo de forma sólida (assim espero!).
Trata-se de um livro coberto de dicas e sites úteis, que ajudam não só a construir mas também a acompanhar o crescimento do blog. É bastante interactivo na medida em que existem testes, planificações, opiniões, entrevistas e testemunhos de bloggers bastante conhecidos e influentes no mercado português.
São-nos fornecidas orientações em vários aspectos, desde as plataformas de alojamento existentes até patrocínios, abrangendo uma panóplia de questões que provavelmente quem está a iniciar um blog não tem sequer ideia que existem. Tudo nos é oferecido numa linguagem simples, de forma concisa e muito fácil de reter na memória. Não estamos perante aqueles manuais técnicos que nos fazem deitar as mãos à cabeça e atingir o pico da loucura. Esquemas, diagramas e uma imagem completamente clean fazem com que seja um livro que queremos apreciar tanto como se estivéssemos a ler um romance. 
No entanto, apesar de ser um livro muitíssimo importante para quem se quer aventurar neste mundo, reparei em alguns aspectos menos positivos. Alguns sites que nos são indicados já não existem, nem naquele link, nem noutro diferente. Para um livro com menos de um ano, tenho pena que não esteja actualizado nesse aspecto.
Outra crítica que tenho a fazer ao livro é em relação à estrutura. Isto é, considero que não está estruturado consoante as necessidades que vão surgindo. Dá muitos saltos entre aspectos básicos e aspectos tão avançados como a rentabilização do blog. À primeira vista, olhando para o índice, não se tem essa imediata percepção mas, enquanto lia o livro via-me debruçada sobre questões que, numa fase tão inicial, não me interessam e a ter que avançar diversas páginas até voltar à linha de raciocínio que me ajudou na construção deste cantinho.
No geral, é definitivamente um guia para ter sempre à mão, que não tem um lugar na minha estante mas sim na secretária, onde está acessível para o poder consultar sempre que me surge alguma dúvida. Principalmente não havendo nada do género em Portugal e com a importância que os blogs adquiriram nos últimos anos, recomendo vivamente este livro a quem se queira iniciar no blogging, a quem queira saber mais sobre este mundo e também a quem queira melhorar algum blog que já tenha.

Classificação no Goodreads: ✰✰✰✰

Comentários