Book Review - The Loneliest Girl in the Universe


Título: The Loneliest Girl in the Universe
Autora: Lauren James
Editora: Walker Books
Ano: 2017
Páginas: 219


Can you fall in love with someone you’ve never met, never even spoken to – someone who is light years away?

Romy Silvers is the only surviving crew-member of a spaceship travelling to a new planet, on a mission to establish a second home for humanity amongst the stars. Alone in space, she is the loneliest girl in the universe until she hears about a new ship which has launched from Earth – with a single passenger on board. A boy called J.

Their only communication with each other is via email – and due to the distance between them, their messages take months to transmit across space. And yet Romy finds herself falling in love.

But what does Romy really know about J? And what do the mysterious messages which have started arriving from Earth really mean?

Sometimes, there’s something worse than being alone...




The Loneliest Girl in The Universe não está traduzido em Portugal, nem sei se algum dia estará. Em primeira análise, não ia fazer a review deste livro mas, depois, lembrei-me que seria uma boa forma de o dar a conhecer. Mesmo que não venha a ser editado cá, poderá suscitar interesse a outras pessoas que também leiam em inglês. 
Como fã da trilogia Illuminae Files, hoje em dia sinto necessidade de ler todos os livros que me façam, de alguma forma, lembrar as aventuras vividas por aquele grupo de personagens, em pleno espaço. Nada me pareceu melhor (nem mais bonito, confesso) do que este Loneliest Girl in the Universe. Pleno de suspense, este livro conta a história de Romy, uma menina que viveu toda a sua vida a bordo de uma nave, e que ruma a um planeta onde será testada a hipótese de implementação de vida humana.
Romy está sozinha na nave, por uma série de razões que iremos conhecer, lentamente, ao longo da narrativa. No entanto, no decorrer da sua viagem, será lançada uma segunda nave, com também apenas um passageiro. Mas... quais serão as suas intenções? Será que Romy pode confiar nesta pessoa, de quem nunca ouviu falar?
Apesar de termos alguma tensão neste livro, que é considerado por alguns como sendo um livro de terror psicológico, considerei-o ligeiramente enfadonho em certas partes, e até um bocadinho previsível. No entanto, percebo o que as outras pessoas dizem quando falam em terror psicológico. Não quero dar spoilers, mas imaginem-se completamente sozinhos no espaço e o desconhecido ir ao vosso encontro, numa fase em que tudo parece estar a começar a dar para o torto... Sim, quando nos pomos no lugar dos personagens é, de certa forma, assustador.
Este livro lida com questões éticas e morais, a par com questões tecnológicas, e consegue pôr-nos a pensar sobre o que está certo e errado, sobre sobrevivência e sobre a importância e os perigos da evolução e do conhecimento, ou falta dele.
No geral, fiquei surpreendida pelo facto de ser muito mais que um romance, mas não o adorei. No entanto, deixou-me alguma curiosidade para ler os outros livros da autora que, aparentemente, são completamente diferentes deste, muito embora mantenham a vibe sci-fi.


Recomendo a todos os fãs da trilogia Illuminae Files, da trilogia Starbound, de Amie Kaufman e Meagan Spooner e das trilogias Firebird e Constellation, de Claudia Gray. Recomendo ainda aos fãs dos livros de Andy Weir - O Marciano e Artemis.



Classificação no Goodreads: ✰✰✰





Já leram este livro ou têm curiosidade em lê-lo? Deixem a vossa opinião! Podem comprar este livro aqui.

Comentários

  1. Eu ADORO terror psicológico!
    Aquele terror sanguinário que implica cabeças decapitadas, tripas de fora... tortura física... Enoja-me um bocado...
    Mas terror psicológico misturado com ficção científica ou espiritismo, estou dentro!!!
    Confesso que fiquei curiosa por ler o livro...
    By the way, e a capa é bem gira (confesso que gosto de um livro bonito!).

    Beijinho e tem um ótimo fim-de-semana, Joana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah também tenho os meus limites em relação a coisas mais físicas.
      A capa é tão bonita... pena que o meu tenha chegado todo estragadinho -.-'
      Se faz o teu estilo, então devias dar uma oporunidade :D

      Um grande beijinho ^^

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares