Book Review - Sailor Moon


Título: Sailor Moon
Autora: Naoko Takeuchi
Editora: Kodansha Comics





When Usagi Tsukino adopts a stray cat, she gets more than she bargains for. The talking cat, Luna, informs Usagi that she is actually Sailor Moon, a magical princess from the future and protector of the Solar System. With the help of her new friends, the Sailor Scouts, and the mysterious Tuxedo Mask, Sailor Moon embarks on a quest to save us all from the evil powers of the Negaverse.


Quem de nós não está familiarizado com o anime (vulgo desenhos animados) de Sailor Moon? Quantos de vocês, tal como eu, viram episódio atrás de episódio, esperando a revelação do mascarado e as tonteiras de Bunny Tsukino? Eu, pessoalmente, adorei crescer com Sailor Moon e, enquanto adulta, estava ansiosa por ler o manga.
E assim aconteceu. No ano passado, o mais que tudo brindou-me com a colecção completa (mais duas short stories, este ano) e o meu objectivo era começar a ler em 2018, um livro por mês. Houve meses que não li nenhum, outros em que li mais que um e, neste momento, já acabei de ler todos os que tinha cá em casa.
Confesso que não estava minimamente familiarizada com este formato de livro. Foi uma estreia para mim e foi, sem dúvida, uma experiência divertida e a repetir.
Sailor Moon é uma história extremamente complexa, que aborda diversos temas e que explora o universo do fantástico e do sci-fi de uma forma bastante particular.
Confesso que, em determinados aspectos, não foi fácil ler estes livros: pelo tipo de livro que é, a narrativa é muito mais rápida, claro, já que só temos os diálogos dos personagens. No entanto, senti que, por vezes, era demasiado rápida e que havia passagens de cenário ou de conversa que não faziam o menor sentido no desenrolar da narrativa. Porém, há volumes em que senti mais isto do que noutros.
Existem imensos personagens neste mundo e todos muito diferentes uns dos outros. Nesse sentido, considero que a autora fez um óptimo trabalho na construção dos mesmos. Já não me lembrava de alguns deles, por isso foi bom revisitar e conhecer mais a fundo todo o mundo de Sailor Moon. Fiquei um tanto ou quanto chocada quando percebi que Luna é uma gata e não um gato, como acontecia no anime (pelo menos cá em Portugal), mas faz todo o sentido e dá mais credibilidade ao facto de ter chamado Luna à quatro patas cá de casa em homenagem a este personagem, que continua a ser um dos meus preferidos.
Sei que não é, de todo, o objectivo e que não há sequer planos para isso, e duvido que algum dia haja, mas este universo é tão extenso e complexo que adorava lê-lo num livro "a sério". Acredito que seria uma saga em que imensa gente pelo mundo fora iria pegar e provavelmente iria unir as pontas que ficam ligeiramente soltas neste formato.
Confesso que, no final, continuo a preferir o anime e fiquei com imensa vontade de voltar a ver tudo desde o início. Não deixou de ser um tempo muito bem passado.



Recomendo a todos que, tal como eu, querem iniciar a leitura de mangas. Recomendo essencialmente a fãs do género fantástico e sci-fi. E recomendo, claro, a todos os fãs do anime.


Classificação no Goodreads: Todas as classificações aqui.

Comentários

  1. Preciso TANTO de ler estes livros! Estão em wishlist há anos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imperdível para qualquer fã da Sailor Moon ^^

      Eliminar
    2. Joana!! Acreditas que o meu namorado me deu o primeiro volume pelo Natal? :)

      Eliminar
    3. Ahahaha! Brutal! :D :D Agora não há desculpa para começar :D Que bom! Os nossos namorados são um mimo :P

      Eliminar
  2. Nunca li nada neste formato (só BD's mesmo) mas parece-me muito giro. Agora vem uma confissão triste: eu nunca vi Sailor Moon ahahahah Por isso seria giro entrar nesse mundo lendo o manga! Já está na wishlist de 2019 :)

    Beijinhos, Brenda
    https://momentosdeataraxia.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :O Oh meu deus! Um dos meus objectivos para 2019 é rever a "animação". Lê primeiro, mas depois devias mesmo ver, eu acho bastante melhor :)
      Um beijinho :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares