Opinião | O Diário de Anne Frank - Diário Gráfico



Este livro foi-me gentilmente cedido pela Porto Editora. Agradeço desde já o envio desta cópia para opinião.

Título original: The Diary of Anne Frank
Autores: Anne Frank, Ari Folman e David Polonsky
Editora: Porto Editora
Ano: 2018
Páginas: 160


Escrito entre 12 de junho de 1942 e 1 de agosto de 1944, O Diário de Anne Frank foi publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa de seu pai, revelando ao mundo o dia a dia de dois longos anos de uma adolescente forçada a esconder-se, juntamente com a sua família e um grupo de outros judeus, durante a ocupação nazi da cidade de Amesterdão.

Todos os que se encontravam naquele pequeno anexo secreto acabaram por ser presos em agosto de 1944, e em março de 1945 Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. O seu diário tornar-se-ia um dos livros de não ficção mais lidos em todo o mundo, testemunho incomparável do terror da guerra e do fulgor do espírito humano.



Este ano apostei em ler mais graphic novels e, como tal, decidi incluir esse objectivo também no desafio literário deste ano do blog.
Vergonhosamente, nunca li O Diário de Anne Frank e, portanto, a minha curiosidade para este Diário Gráfico era imensa. Era o meu ponto de partida para conhecer a tão malfadada e mundialmente famosa história de Anne Frank e daqueles que a acompanharam nos cerca de dois anos que esteve escondida no anexo em Amesterdão. E, com certeza, não será este o meu ponto de chegada. Esta graphic novel, brilhantemente ilustrada, abriu o meu apetite para conhecer melhor a história desta menina que se tornou mulher naquele espaço exíguo. Nas poucas páginas do seu Diário que aqui nos são dadas a conhecer, percebe-se a evolução na sua escrita, a sua crescente maturidade, mas também os seus medos e receios, os transtornos das pessoas que a acompanharam nestes anos de sofrimento e exílio.
Aqui, vemos sonhos feitos e desfeitos, crenças, precauções e angústias nas mesmas doses que sentimos a esperança do final da Guerra e do aproximar de uma nova etapa. Infelizmente para estas famílias, a nova etapa esteve apenas a uns meses de poder acontecer.
Um história naturalmente triste, crua, por vezes cruel e angustiante mas que deve ser lida por qualquer ser humano. Um retrato essencial de um período repleto de um sofrimento inimaginável. Recomendo vivamente.

Definitivamente uma recomendação para todos aqueles que leram ou não O Diário de Anne Frank, obra de não-ficção narrativa.
A todos os interessados em conhecer melhor os trágicos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.


Classificação no Goodreads: ✰✰✰














Já leram este livro ou têm curiosidade em lê-lo? Deixem a vossa opinião!
Participem no Desafio Literário do blog!









 
*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários