Vamos Falar Sobre... | Hábitos de Natal

Após muito falar (e partilhar posts) sobre livros e objectos relacionados com livros  para oferecer no Natal, hoje decidi fazer algo diferente - falar sobre as minhas compras e hábitos de Natal.
Estamos na recta final e eu, como muitos de vós certamente, ainda ando a fazer compras de Natal. Todos os anos as minhas compras para esta época se iniciam logo em Janeiro. Temos saldos, temos tempo, eventualmente até temos mais uns trocos na carteira... Enfim, tudo se proporciona para iniciar essas compras. Ainda paira no ar o espírito natalício e, tantas vezes, é precisamente depois do Natal, ou quando já temos as prendas todas compradas, que nos lembramos da prenda ideal para alguém.
Opto também por iniciar as compras o mais cedo possível porque há imensos items que mando vir de fora e que demoram a vida inteira até chegar a Portugal.
Ofereço sempre pelo menos um livro a cada pessoa - à excepção das pessoas que sei que não lêem mesmo e que vão arrumar o livro no primeiro canto escuro que encontrarem, mal o recebam. Os livros que ofereço são sempre dentro do género literário de que a pessoa em questão gosta, claro e, normalmente, escolho um título ou um autor que, na minha opinião, é quase impossível não gostarem - ao estilo "se gostaram disto, então vão gostar daquilo". Arriscado, mas felizmente resulta :D
Mantas, chocolates, vinhos, bijuterias e economato são alguns dos artigos que ofereço com maior regularidade, além dos livros. Tento sempre manter a coerência, oferecendo um livro e um artigo de que a pessoa precisa ou sei que irá gostar. Àqueles que, como eu, não se importam de receber só livros, tento variar um bocadinho e oferecer não só artigos relaccionados com livros, mas também outro tipo de objectos a que sei que irão dar o devido valor :)
No final, apesar de faltar sempre alguma coisinha, algum pormenor que fica para os últimos dias, consigo ter uma melhor percepção do que estou a oferecer, a quem estou a oferecer e pesa muitíssimo menos na carteira do que comprar tudo entre Novembro e Dezembro ;)

Quais são os vossos hábitos? O que costumam oferecer? E quais são os artigos que mais gostam de receber? Partilhem todas as vossas opiniões ^^

Comentários