Dar uma Nova Vida aos Livros

Olá a todos!

Como já deverão ter reparado por esta altura, tenho uma enorme colecção de livros repetidos, ou que sei que não irei ler, ou que já li e não gostei. Todos os livros merecem uma segunda oportunidade e, aqueles que não vão ao encontro dos meus gostos, podem vir a ser o livro preferido de outra pessoa.
Neste sentido, e porque estamos também numa maré de giveaways e de dias especiais em que se dá e recebe, decidi explorar algumas maneiras de dar uma nova vida e uma segunda oportunidade aos nossos livros "velhos".

Doar a bibliotecas. É uma iniciativa extremamente nobre. Em Portugal, a verba existente para a cultura é muitíssimo curta e, como tal, se não existirem doações a bibliotecas, quer por parte de particulares como de instituições privadas e públicas, acredito que seja muito difícil existirem livros novos nas bibliotecas portuguesas. Não custa nada ajudar o próximo e promover a leitura. No entanto, livros mais antigos e alguns livros técnicos não são aceites.

Fazer Giveaways. Não é preciso ter um blog ou uma página de youtube para fazer este tipo de passatempos. Aproveitem a vossa página de Facebook, Instagram, Twitter, etc. para partilhar a vossa oferta e, com a ajuda e partilha por parte dos vossos amigos, de certeza que encontram alguém interessado no livro em questão.

Apostar no Bookcrossing. Existe um site mundial para troca de livros. Basta registar o livro que queremos "largar por aí", atribuir-lhe a respectiva etiqueta e o livro está pronto para ser largado no mundo, viver novas aventuras e conhecer novas pessoas. Existem inclusivamente as Little Free Libraries e as Cabines de Leitura, bibliotecas em tamanho mini, ao ar livre, onde se pode fazer este tipo de trocas. O que se torna interessante com o Bookcrossing é o facto de podermos seguir a viagem do livro através do código que lhe foi atribuído. É também uma forma de contactar e conhecer outros amantes de literatura pelo mundo fora.

Vender em Feiras de Bagageira ou lojas de artigos em segunda mão. Enquanto a primeira opção vos permite atribuir ao livro um preço que achem justo pela sua venda, a segunda opção limita-vos muito mais. Normalmente, nessas lojas, os livros são comprados ao lote e oferecem um valor muitíssimo baixo (mesmo!) por qualquer livro que seja. Se tiverem livros muito antigos que sabem que não irão interessar nem ao menino Jesus, então apostem neste meio. Caso contrário, optem por ter uma manhã/dia diferente do habitual e invistam na Feira da Bagageira. Está na moda, toda a gente vai e toda a gente compra todo o tipo de artigos. Só têm que efectuar a inscrição para irem vender os vossos artigos no sítio que quiserem. A grande vantagem é poderem livrar-se de imensa tralha que têm em casa, ou que têm à venda no OLX e ninguém compra.

O OLX é sempre uma opção. Podem oferecer os portes, vender com entrega em mão, com entrega por CTT em taxa de livro... E podem esperar muuuuito tempo para que alguém vos compre alguma coisa ou ter imensa sorte e vender tudo de uma vez só :)

Oferecer a um amigo, amigo secreto ou colega que também gosta de ler. Não tem que haver uma ocasião específica para oferecer o que quer que seja a alguém que nos é próximo ou com quem simpatizamos. Poderá ser uma das formas mais fáceis de nos desfazermos daqueles livros que nos estão a ocupar espaço e que podem ser apreciados por outra pessoa. Caso considerem que tem de existir uma ocasião para oferecer alguma coisa a alguém, aproveitem para poupar algum dinheiro e ofereçam esses livros no aniversário, no Natal, etc.

Usar como objectos meramente decorativos, inteiros ou desmantelados, poderá ser também uma hipótese. Como já falámos noutras ocasiões, vender em grupos de Facebook também pode ser uma opção...

Entretanto, quem ainda não participou, tem até ao fim do dia de hoje para participar no giveaway que está a decorrer no Facebook!




Estas são apenas algumas das minhas sugestões. Partilhem as vossas e digam-nos como costumam "livrar-se" desses livros que já não têm utilidade para vocês :)

Bom fim de semana e boas leituras 📚💜


Comentários

Mensagens populares