Livros Infantis Para Adultos (+ Giveaway!)

Olá a todos!

Hoje temos um post muito especial! E, antes de mais, começo por agradecer à Edicare Editora por se ter juntado ao Panemic Books neste post e por todo o apoio e carinho demonstrado desde o início do blog 💜

Existem diversos preconceitos acerca daquilo que as pessoas lêem. Muitas vezes fazem-se juízos de valor dizendo que o livro X deveria ser para a faixa etária XPTO e julgam-se as pessoas por já serem «crescidinhas» para ler certo tipo de livros. As pessoas devem ser livres para ler aquilo que lhes dá prazer ler, aquilo que lhes permite viajar para outros mundos e aquilo que as inspira, independentemente do livro que têm em mãos ser um livro infantil, juvenil ou adulto.
É pegando neste mote que hoje vamos falar de livros infantis que não são propriamente escritos a pensar no público mais pequenino, mas sim nos «crescidinhos».


O Muito Grande Pequeno Polegar, de Charles Perrault e Clémentine Sourdais


| Sinopse | O texto original de Charles Perrault é-nos apresentado neste livro de grande formato com maravilhosos cenários recortados por Clémentine Sourdais. A delicadeza das ilustrações e do seu rendilhado contrasta com a força desta história, cuja origem é desconhecida, sabendo-se apenas que foi o autor francês que a recontou.

| Review | Com ilustrações absolutamente deslumbrantes, este retelling do popular conto de Charles Perrault faz-nos reflectir sobre a natureza humana, sobre os problemas que enfrentamos enquanto adultos e sobre como a ajuda, muitas vezes, vem de onde menos se espera. Apesar de ser um conto conhecido por todos, esta versão é bastante mais negra e mais próxima do original de Perrault do que as versões que normalmente encontramos para crianças. É um livro que aborda temas como a violência, a diferença e os medos; mas também a perseverança, o amor e a sobrevivência. Nós, enquanto adultos, conseguimos perfeitamente perceber a mensagem deste texto, ao mesmo tempo que apreciamos uma magnífica obra de arte. Já os mais novos... poderão ter alguns pesadelos à noite...
Neste conto, vamos seguindo o desenrolar da tragédia que se abate sobre uma família numerosa numa época de crise, e das soluções encontradas para dar a volta tanto a essa tragédia, como aos obstáculos com que se cruzam enquanto percorrem o seu caminho. Este conto que terá, segundo se acredita, uma ligação Bíblica, poderá igualmente ser visto como uma alegoria para os dias de hoje.
Adequado sobretudo para jovens e adultos, é um óptimo livro para oferecer a amantes de livros e amantes de arte.




O Capuchinho, de Bethan Woollvin




| Sinopse | A caminho de casa da avó, uma menina encontra um lobo. Ela parece saborosa e o esfomeado lobo tem uma ideia. Mas a menina também… o que é uma pena para o lobo. Um Capuchinho Vermelho terrivelmente cómico, arrojado e original que venceu o Macmillan Children’s Book Prize 2014.

| Review | Amantes de humor negro, uni-vos em redor deste livro! A história do Capuchinho Vermelho que todos nós conhecemos é, por si só, bastante negra mas este retelling em particular é capaz de nos tirar o fôlego de tanto riso! É definitivamente um dos meus livros «infantis» preferidos. Apesar de não ter, na minha opinião, ilustrações brilhantes, são, no entanto, perfeitas para conferir ainda mais humor a este conto. Aqui a história é tudo: é absorvente, é irónica, é acutilante e é imprevisível. Um livro que qualquer adulto que cresceu com estes contos não poderá, de forma alguma, perder! Mais uma vez, penso que o desenrolar deste reconto não será adequado para crianças pequeninas, às quais estamos habituados a oferecer estes livros de capa dura. O leitor ideal será um jovem ou adulto, pois é essencial perceber toda a ironia em que este livro está magnificamente envolto.



E é em parceria com a Edicare que tenho todo o gosto de vos proporcionar um novo passatempo! Para celebrar o Dia Mundial do Livro Infantil, que se assinala no dia 2 de Abril, estamos a oferecer um exemplar do livro O Capuchinho, de Bethan Woollvin! Para se habilitarem a ganhar só têm que seguir, como vem a ser costume, os passos indicados no post do Facebook! O passatempo tem início hoje e estará em vigor até às 23h59 do dia 2 de Abril. Participem! :D

Mais uma vez, deixo o meu agradecimento à Edicare e um grande beijinho a todas as pessoas maravilhosas que fazem parte daquela casa 💜

Acompanhem as novidades da editora através do site e do Facebook.

Boa semana e boas leituras! 😘📚


Parceria:

Comentários

  1. Belíssimas ilustrações, apetece ler, ver e rever...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Júlio. É um livro para se ter à mão, daqueles que se expõem nalguma parte da casa, para poder ver e ler quantas vezes quisermos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares