Balanço de Seis Meses de Blog

Passaram ontem seis meses desde o início do blog. Tenho posto todo o meu empenho e carinho neste pequeno cantinho, onde gosto de partilhar convosco as minhas opiniões sobre todos os assuntos que estejam relacionados com livros. Pessoalmente, sinto-me bastante realizada com o que consegui alcançar nestes meses e já defini objectivos e metas para os próximos seis.
Irão haver novidades, mudanças (para melhor, esperemos) e projectos que não estão directamente relacionados com o blog mas que fazem parte da minha vida e daquilo que sinto necessidade de fazer neste momento.


O que aprendi nestes 6 meses

Sou sincera quando vos digo que não sei muito bem como responder a esta questão. Aprendi, acima de tudo, que há conteúdos que interessam mais que outros. A mim e vocês, leitores. Os conteúdos que para mim são mais interessantes, poderão não ser para a maioria dos leitores. No entanto, são esses que melhor identificam a minha identidade e que mostram o meu verdadeiro ser. Aqueles que me conhecem pessoalmente sabem que, apesar de extremamente introvertida, sou muito reivindicativa e que gosto de lutar pelo que está certo para todos. Gosto de analisar e discutir problemas da sociedade e de determinados temas - especialmente se esse tema estiver relacionado com livros. O blog é um reflexo daquilo que sou. Porque gosto de livros, mas também gosto de escrever e desenvolver críticas sociais. 
Portanto, aprendi que construir a nossa identidade enquanto bloggers tem um enorme peso e influência no público que alcançamos.
Quando decidi iniciar um blog, queria fazer algo diferente do que estava habituada a ver. Não queria fazer um  blog exclusivamente sobre divulgação de novidades e com opiniões non-stop. Essa vontade mantém-se e, se tudo correr bem, irá manter-se durante toda a vida do blog - é essa a nossa identidade.




O que quero melhorar

Qualidade. Sempre mais e melhor. O objectivo é sentir que não consigo fazer melhor. Sou muito competitiva comigo própria e sou perfeccionista, portanto irei sempre continuar a desafiar-me a superar-me até admitir, para mim própria, que não consigo fazê-lo. Felizmente tenho também imensa força de vontade e perseverança para atingir os objectivos que me proponho alcançar.
Em termos práticos, neste momento estou focada e a esforçar-me para trazer reviews com melhor qualidade em termos de crítica. Confesso que não é fácil ler com esse sentido crítico e, normalmente, não o faço. Leio por prazer e gosto de o fazer. Mas, ultimamente, talvez por causa do cansaço ou do stress, tem sido ainda mais difícil ter uma leitura crítica e analítica. O tempo que dedico a ler é também o tempo que tenho para relaxar e distrair-me do mundo que nos rodeia e, por isso, o meu exercício de escrever as opiniões que formalizo sobre o que acabei de ler, quando pouso o livro na mesa, está ligeiramente enferrujado.



O que gostaria de alcançar nos próximos seis meses

Acima de tudo, gostaria que se cumprissem os desejos que manifestei no último post. Não me quero tornar repetitiva, mas gostava realmente que os leitores se unissem, que se criassem eventos que os unam, para se conhecer e partilhar experiências. Louvo as iniciativas das editoras (normalmente das pequenas...) que têm organizado eventos grátis ou a preços simbólicos onde os leitores de determinados géneros literários se podem reunir não só com outros leitores, mas também com autores. Louvo também outro tipo de iniciativas que existiram, nomeadamente relacionadas com o Dia Mundial do Livro, mas que acabaram por ser, na minha opinião, um fiasco por se tornarem demasiado fechadas e pouco inclusivas. Culpo os oradores e culpo a organização.
Ainda não pensei propriamente no que poderia fazer para concretizar esses desejos mas.... we never know. A qualquer altura, poderá surgir um génio da lâmpada!
Gostava que as pessoas perdessem a vergonha de deixar os seus comentários. Críticas, opiniões, recomendações... Questões com as quais estão de acordo e das quais discordam. Todas as palavras são bem vindas.
Gostava igualmente que todos os objectivos que tracei até ao primeiro aniversário do Blog fossem, não só alcançados, mas também bem sucedidos.




No fundo, queria partilhar alguns sentimentos, expectativas e opiniões de bastidores com as pessoas que têm contribuído para a vida do blog nestes últimos seis meses - vocês :)
Obrigada por continuarem a seguir todas as novidades e devaneios!

May the odds be ever in your favor!



Comentários

  1. Parabéns!! Espero que consigas o que queres ou que ajudes um pouco o mundo a melhorar nos sentidos que referiste ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada 💜💜💜 que estejas sempre por perto a apoiar 😁

      Eliminar
  2. Por acaso gostaria também de mais eventos com leitores. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que temos que começar a pensar em juntar um grupinho de pessoas para organizar qualquer coisa :P

      Eliminar
  3. Concordo com The Daily Miacia... mais leitura :D definitivamente! Eu mal comecei a ficar melhor após ter tido o Príncipe a coisa que mais sentia falta era ler, ou seja, ler devolve a sanidade mental lol apesar das minhas Crónicas de uma Leitora Compulsiva andarem um bocadinho mais devagar, podes sempre dar uma vista de olhos, pode ser que te entusiasme e te aumente a tua TRL... pelo menos é isso que me acontece de cada vez que visito um blog bookaholic lol

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é a melhor terapia possível ^^ Por isso é que também acho que eventos que reuniam leitores podem ser muito benéficos ;)

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. P.S. - adorei o teu blog :D vou seguir!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! :) Sei de uma tertúlia que acontece mensalmente na FNAC do Colombo e que é organizada por uma blogger conhecida, a Cocó na Fralda. Se calhar até te interessa, quem sabe! :) https://coconafralda.sapo.pt/clube-de-leitura-foi-na-sexta-e-2343354
    Parabéns pelo blog :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, muito obrigada pelo teu comentário e pela sugestão! Poderei um dia experimentar, sem dúvida. Mas, para mim, o maior problema dos Clubes de Leitura de que tenho conhecimento ou que me são dados a conhecer é serem muito virados para um tipo de literatura que não faz muito (ou nada) o meu género. Poderá não ser perda de tempo, de todo - conhecem-se pessoas novas, abrem-se novos horizontes e tudo mais - mas eu tenho opiniões muito vincadas e dificilmente irei abdicar das centenas de livros que tenho aqui por ler, dos meus géneros preferidos, para pegar num livro que recomendem num Clube de Leitura e que à partida não me diz nada. Esse Clube de Leitura, por exemplo, vai pegar no mais recente livro do João Tordo e vão todos fazer uma leitura conjunta desse livro durante este mês. Isso para mim não dava: 1) porque não consigo ser «obrigada» a ler uma coisa que não tenho vontade de ler; 2) porque tenho tantos mas tantos livros por ler ou que quero verdadeiramente comprar para ler que não ia gastar dinheiro para comprar esse livro; 3) porque acompanho booktubers portugueses que estão a ler esse livro e, mesmo estando a gostar, estão a lê-lo há imenso tempo, portanto eu iria demorar o dobro...
      Se por acaso souberes de algum Clube de Leitura YA, que inclua vários géneros, agradeço imenso que partilhes connosco :)
      Mais uma vez obrigada pela sugestão e pelo carinho ^^
      Um grande beijinho :)

      Eliminar
  6. Olá, Joana!
    Sou a Sandra do Habitat de uma Introvertida :)
    És Introvertida, amas livros e também não resistes a "inglesar" nos teus textos... Logo, acabei de subscrever!
    São pontos em comum o suficiente para mim ;)
    Engraçado como nós, introvertidos, na escrita temos tanta facilidade em nos relacionarmos (pessoalmente sou tão akward)...
    Muitos parabéns pelo blog e que ele continue a crescer à imagem da tua garra.
    (E eu a sugerir-te um livro nos comentários, lá no Habitat, e tu para aqui com eles aos montes!!!)
    Tens aqui mais uma seguidora das novidades e "devaneios".
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra :D Bem-vinda! É tão bom (e tão fácil, de facto, por estes meios) conhecer pessoas com que nos conseguimos identificar de alguma forma, apesar de todas as diferenças que possamos ter :)
      Já conhecia (de título) o livro que recomendaste mas sabes que às vezes precisamos de motivos suficientemente fortes para os ler e conhecer melhor. Para, no fundo, lhes dar uma oportunidade. Tu deste-me os motivos, agora só resta eu arranjar o tempo e a disposição (é tão difícil para mim ler livros de não ficção que não imaginas xD) necessários e o livro, claro :)
      Muito obrigada! Obrigada pelas tuas palavras de incentivo e carinho! Também subscrevi o teu e estou a seguir no FB :D
      Beijinhos ^^

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares