Tendências Primavera-Verão

Apesar deste blog ser «anti» várias coisas - anti-preconceito, anti-raciscmo, anti-fascismo, anti-modas, etc. - sabemos que nos livros também existe uma certa tendência.
Por norma, aqui não se fala só de novidades, não se lêem só livros recentes e não se adquirem ou recebem apenas livros acabadinhos de sair.  No entanto, procuramos seguir algumas tendências ou conjunto de características que são comuns, de ano para ano, na vida dos leitores em geral.
A tendência da época Primavera-Verão é começar a ler livros contemporâneos, sejam eles young adult, new adult ou adultos. A tendência é, inevitavelmente, para ler histórias de amor... amores de Verão, amores escaldantes ou amores mágicos. Primavera é sinónimo de acasalamento para todos os animais... as hormonas estão em altas e o amor no ar. Com o início do calor, há também uma maior tendência para o consumo e uso de coisas «leves», sejam elas roupa, bebidas, etc. As pessoas estão mais descontraídas e bem dispostas e a conjugação de todos esses factores combinam numa maior tendência para ler também histórias mais «leves».

Assim, e esperando chamar até nós o clima propício a estes livros, deixo-vos algumas sugestões de leitura para estes seis meses. Devem acompanhá-las com um bom rosé, uma sangria bem fresca ou com um branco de qualidade ;)



1) Começamos com um clássico: Nicholas Sparks. Penso que não é necessária qualquer introdução. Entretenham-se na Wook a escolher aquele que vos parece mais adequado aos vossos gostos. Para quem gosta do género, é impossível que não haja algum que chame a atenção.

2) When Dimple Met Rishi, de Sandhya Menon. Este livro não existe em português mas estamos perante um dos contemporâneos mais badalados de 2017. Deixo-vos apenas esta pequeníssima frase da sinopse do livro: «Rishi Patel is a hopeless romantic.». Perfeito para esta tendência :)

3) Amor e Gelato, de Jenna Evans Welch. Amor e gelados é sinónimo de Verão, sem qualquer sombra de dúvida.



4) Descobri Que Te Amo, de Ann E. Canon é uma divertida e cómica história de amor que me parece muito substimada. É a altura ideal para lhe dar uma oportunidade.

5) Quando Éramos Mentirosos, de E. Lockhart, é um thriller (fugimos aqui um bocadinho ao romântico, para quem não gosta «dessas lamechices») que se desenrola numas férias de Verão. Fez parte dos meus livros preferidos lidos em 2017. Leiam sem saber nada sobre o livro e surpreendam-se!



6) Arriscaria a dizer que qualquer livro da autora Kasie West se encaixa nesta lista de tendências Primavera-Verão, mas vou optar por nomear o mais recente Love, Life, and The List. Os livros da autora também não estão traduzidos em Portugal e todos têm denominadores em comum: amores e Verão.

7) Série A Todos os Rapazes Que Amei e O Verão em que Me Apaixonei, de Jenny Han. A primeira acabou de ficar completa em português, com a edição de Agora e Para Sempre, em Fevereiro. O segundo faz parte de uma outra trilogia para a qual só está editado o primeiro livro em Portugal. A série que nos introduz Lara Jean é já um clássico dos contemporâneos young-adult, que dispensa  qualquer apresentação.

8) Qualquer livro de Sarah Addison Allen tem uma vibe de Verão. Quando lemos estes livros onde romance e magia se conjugam na perfeição, quase conseguimos sentir os aromas dos frutos e de todas as iguarias que nos são dadas a conhecer nestes romances.



9) Fangirl, de Rainbow Rowell. Perfeito para o final de Verão, quando já cheira a regresso às aulas e, especialmente, para todos aqueles que gostam de livros sobre livros.

10) Por último, não podia deixar de nomear uma obra prima das graphic novels, que vai fazer as delícias de quem gosta de dar umas boas gargalhadas, mas também de todos os amantes de romances eróticos: Pequenos Prazeres, de Arthur de Pins é absolutamente hilariante e lê-se de uma só assentada. Em Portugal os quatro volumes da obra de Pins estão compilados em apenas dois, proporcionando, assim, um par de horas de absoluto êxtase.  É preciso ter atenção para que os mantenham longe dos mais pequenos - as imagens são bastante visuais e gráficas ;)

E pronto, são estas as minhas sugestões para a temporada Primavera-Verão. Claro que haverão muitas mais e se quiserem partilhar as vossas sugestões, estejam à vontade para as deixar nos comentários.

Boas leituras e boa sorte a todos os participantes dos passatempos. Os resultados sairão muito em breve ;)

Comentários

Mensagens populares