Como Começar a Ler Sci-Fi

O meu género literário preferido já não é segredo para ninguém. As distopias poderão, de certa forma, ser consideradas sci-fi para iniciantes. Existe uma quota parte de ficção científica na medida em que vivemos histórias que se desenrolam num futuro longíquo, em que existe uma evolução tecnológica extremamente significativa, que afecta o funcionamento da sociedade.
Toda a minha vida os meus amigos me ouviram dizer que nunca iria ler sci-fi e que não gostava de sci-fi. Bem, isso deve-se, tão simplesmente, ao facto de um professor de filosofia me ter obrigado a ler um livro de Robert A. Heinlein - livro esse que foi editado pela Saída de Emergência em Fevereiro, passando a publicidade. Convenhamos, para uma miúda que mal tinha começado a ler alguma coisa, dar-lhe um livro de sci-fi «puro e duro» para ler não é coisa que se faça. Como é óbvio, nem metade foi lido, e a minha nota a filosofia manteve-se miserável. Depois disto, só queria distância deste género.
No entretanto, apareceu o Hunger Games! Foi a melhor coisa que me deram para as mãos ^^ Lia dia e noite, levei-os para uma viagem que fiz a Paris, jantava a lê-los e ainda consigo lembrar-me do cheiro deles!
Hoje sinto que foi essa trilogia que me deu o impulso para ler sci-fi. Não, não leio sci-fi adulto, apenas YA. Vá lá.... não podemos esticar a corda. Mas, para quem quer iniciar e explorar esse género, é um óptimo ponto de partida.

Portanto, o meu maior conselho é que comecem por ler alguma coisa que não seja extremista. Façam uma transição gradual, começando por livros YA, em vez de livros adultos e vão evoluindo à medida que se sintam confortáveis com a leitura do género.
Foquem-se em escolher um livro que não contenha elementos que não gostam. Por exemplo, se não são fãs do Star Wars, analisem os elementos que vos fazem não gostar dos livros/filmes e excluam da vossa wishlist/TBR todos os livros que os contenham. Talvez, um dia, se sintam capazes de «pegar o touro pelos cornos» e ler esses livros tão temidos mas, numa primeira fase, vão ficar encalhados nas páginas iniciais caso lhes peguem sem estar à vontade com o que estão a ler.

Existem imensos livros dentro destes géneros. Quero deixar-vos recomendações, mas irei fazê-lo apenas de livros que 1) já li e 2) que acho que merecem uma oportunidade.

Algumas recomendações

- The Hunger Games, Suzanne Collins
- Divergent, Veronica Roth
- Starters, Lissa Price
- Legend, Marie Lu
- The Lunar Chronicles, Marissa Meyer
- Illuminae Files, Jay Kristoff & Amie Kaufman
- Carve the Mark, Veronica Roth
- The 100, Kass Morgan

Qual é o género literário que mais vos mete «medo»? Que livros recomendam para transição de YA para adulto, dentro da ficção científica?

Like it, favorite, share it ^^


Comentários

  1. Por acaso nunca li nenhum livro deste género!!

    FAZ AS TUAS PERGUNTAS: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/q-5-facam-as-vossas-perguntas.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Beatriz. Obrigada pelo teu comentário :) Se gostaste do Stranger Things, é bem provável que gostes deste género de literatura ;) Experimenta alguns dos recomendados ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto bastante deste género ^^ distopias e viagens intergalácticas leio como doida. Vou começar o livro no qual foi baseado o recente filme "Ready Player One" e também planeio ler A Guerra dos Mundos este ano! *Nova seguidora*

    Miss DeBlogger | missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah! Eu estou obcecada com o Illuminae. Esta semana chegou-me o Obsidio, estou ansiosa por começá-lo ^^ Já leste? Também tenho o Ready Player One para ler... vamos ver se consigo dar conta de tudo este ano xD
      Segui de volta ^^ Beijinhos

      Eliminar
    2. Tenho de admitir que ainda não li, não :o já fiz uma pequena pesquisa e pareceu-me uma série "to read next"! Obrigada pelas sugestões, de verdade :D e obrigada também por seguires de volta ^^, Beijinho!

      Eliminar
    3. Oh, eu é que agradeço ^^ Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares