Book Review - One of Us is Lying

Dois dias após o lançamento deste livro em Portugal, quero deixar a minha opinião para que possa, de alguma forma, fazer-vos ver como vale a pena investir e comprá-lo, seja no site da Leya, da Wook ou na Feira do Livro, se conseguirem aguentar até lá...



Título: One of Us is Lying / Um de Nós Mente (Pt)
Autora: Karen M. Mcmanus
Editora: Penguin / Gailivro
Ano: 2017 / 2018
Páginas: 360 / 336

Sinopse:
Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola. 
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo
numa sala, e ele morre diante das suas vítimas. 

Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são: 
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale. 
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper. 
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.

Que segredos queriam esconder para eliminar Simon? 
Quem será o culpado?

 - OPINIÃO -

Li este livro na edição original, em inglês. Sentei-me a lê-lo e não consegui parar até o acabar. Marcado por um passo extremamente rápido, cheio de suspense e twists, é um livro viciante, que aborda relações interpessoais em todo o conceito social e psicológico da palavra. Apesar de não estarmos perante uma escrita digna de Shakespeare, a narrativa está extremamente bem construída e os personagens são tão bem elaborados que nos conectamos instantaneamente com eles. Muito embora estejamos a lidar com estereótipos pré-concebidos, os mesmos são desconstruídos quando conhecemos estes personagens e desvendamos um pouco mais sobre as suas vidas e os problemas com que lidam diariamente e com que têm lidado ao longo das suas (ainda breves) vidas. Observamos aquilo por que têm que passar para sobressair de alguma forma na sociedade e como isso faz com que se insiram em certos grupos sociais e não noutros. Têm personalidades bem marcadas e fortes, e problemas como qualquer pessoa normal. 
Enquanto lemos One of Us is Lying, tentamos desvendar este caso passo a passo. Apesar de ter desconfiado desde o início qual seria o possível desfecho do livro, isso não me tirou a vontade de o devorar até saber o que aconteceu ao certo, e o final não deixou de ser surpreendente. Escusado será dizer que passamos por todas as teorias possíveis e imaginárias e nunca temos a certeza absoluta do que se está a passar.
No fundo, o que vos quero dizer é que este livro é muito mais do que aquilo que a sinopse nos dá a conhecer, e aborda diversos assuntos que poderão ser trigger warnings para algumas pessoas. Apesar de não querer dizer nada revelador sobre o livro para não vos estragar a história, alerto para o facto de que pessoas mais sensíveis a alguns temas deverão informar-se melhor antes de o ler.
Todos temos segredos, uns mais «cabeludos» que outros mas, e se esses segredos fossem revelados e acabassem por mudar a vida de muita gente?
Gostava mesmo de falar mais sobre este livro mas não quero estragar a diversão a ninguém. No entanto, não posso deixar de vos recomendar que o LEIAM! Uma das melhores leituras deste ano, até agora, sem dúvida.

Há uns meses foi anunciado que o livro seria adaptado a série de TV mas até agora não há qualquer actualização. Ficarei impacientemente à espera.

- RECOMENDO -

Confesso que não tenho lido muitos thrillers YA. No entanto, gostei bastante daqueles que li até agora. Por isso, tenho estado à procura de livros do género e de recomendações de outras pessoas para poder saber por onde continuar as minhas leituras. Apesar disso, há um livro que não posso deixar de recomendar a toda a hora, tenham ou não lido o One of Us is Lying - We Were Liars (Quando Éramos Mentirosos), de E. Lockart. Recomendo também a saga Pequenas Mentirosas (em Portugal só existem 4 livros, embora sejam 16 na língua original!), assim como a série de TV baseada nos livros de Sara Shepard.


Classificação no Goodreads: ✰✰✰✰ (4.5)

Comentários

  1. Se queres ler bons thrillers YA recomendo The Dead List (se bem que é um bocadinho mais para o teen que YA) e Don't Look Back que por acaso são ambos da JLA mas muito sinceramente aconselho tudo o que aquela mulher escreve LOL ela está no top5 dos meus escritores favoritos! Ela é autora de uma das minhas sagas favoritas (é número 2 e olha que número 1 é o HP xD lol).
    Recomendo vivamente!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    P.S. - não sei se por acaso já te tinha dito mas se por acaso quiseres ler ebooks eu posso enviar-te a minha biblioteca... basta o teu email e envio milhares de livros xD está é tudo em inglês mas estou a ver que não tens problemas em ler em inglês por isso, é só dizeres :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as tuas recomendações do fundo do coração e se tiveres esses livros em ebook, agradecia ainda mais se mos pudesses então enviar :D Sei que toda a gente a adora - especialmente a Lux series - mas nunca tive um impulso para ler nada dela. Pode ser que seja desta :P

      Podes mandar para o mail do blog - panemicbooks@gmail.com

      Obrigada e beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares