Razões Para Catalogar os Livros (e como o fazer)



Este post pretende ser uma inspiração para vocês e para mim! Apesar de achar completamente conveniente e extremamente útil ter uma base de dados (BD) dos livros que temos, a minha preguiça tem-me impedido de o fazer. O meu maior problema prende-se com o facto de não ter começado a fazer a minha BD assim que comecei a construir a minha biblioteca há muito tempo atrás... Agora, com mais de 1000 livros nas prateleiras, fico cansada só de pensar em pegar no computador e começar a teclar non-stop todos os títulos, autores, etc que fazem parte daquela loucura!

Quais são os benefícios de catalogar os livros?

1) Evita que se comprem livros repetidos. Quando se tem mais do que meia dúzia de livros é muito fácil acontecer. Uma pessoa não se consegue lembrar de tudo o que tem em casa. Como (ainda) não tenho os meus livros catalogados, tenho uma lista dos livros que quero comprar (física, para livros em português e online, para livros em inglês). Este sistema de lista funciona até ao ponto em que vêem um livro que vos chama a atenção e «acham» que não o têm. Depois chegam a casa e lá está ele, exactamente igual ao que levam no saco!

2) Permite adicionar todo o tipo de notas que nunca se irão perder. Assim podem saber  sempre o rumo do vosso livro. Imaginem que o emprestaram a algum amigo, podem anotar na vossa BD quando e a quem o emprestaram.

3) Se por um azar da vida acontecer alguma coisa a algum dos livros ou à biblioteca inteira, têm acesso total ao que ficou perdido e podem recuperá-los.

4) Em vez de enviarem a vossa wishlist aos interessados em oferecer-vos livros, podem enviar a vossa BD para que os bem intencionados que acham que «ela vai mesmo gostar deste livro» saibam que já o têm.

5) Conseguem fazer-se estatísticas - que género de livros temos em maior quantidade? Temos mais autores masculinos ou femininos? Etc...


Como organizar a base de dados

Antes de mais, organizem as vossas estantes. Seja por género, autor, editora, arco-íris, whatever... Mas organizem-se!

Depois, escolham a ferramenta mais adequada ao que pretendem. Tanto pode ser uma BD em Excel, como uma app ou qualquer programa que sirva para o efeito.

Com as edições portuguesas poderá haver o problema de não estarem catalogadas nas Apps. Mas, para as edições em inglês, à partida bastará fazer o scan do código de barras e inventariar os livros todos.

No meu ponto de vista é preciso ter em conta a quantidade de livros que cada um tem, se têm edições apenas em português ou também em inglês e qual a ferramenta mais fácil e com a qual melhor se identificam. Para quem tem um milhão de livros por catalogar, creio que a forma mais fácil de dar a volta a este tipo de situações é construir a BD passo a passo e com muita calma no Goodreads. É fácil ter uma conta nesta plataforma, é grátis, útil e acessível nos mais diversos sistemas operativos.


Algumas Apps para o efeito

- Goodreads
- Libib (paga)
- Litsy
- LibraryThing
- Delicious Library
- Shelves


Espero que este post vos seja útil e que de facto vos inspire (e a mim!) a catalogar os vossos livros e a manter a vossa biblioteca sempre arrumadinha e actualizada ;)

Vêmo-nos por aí e boas leituras!

Comentários

  1. Ora bem LOL o quanto me ri com o teu post pois eu sou exactamente assim... aliás chego a ser um bocadinho OCD com a organização dos meus livros ahahahah. Tal como já te tinha dito, tenho milhares de ebooks, então tenho tudo organizado no computador, por autor, por saga e ordem alfabetica xD OCD much

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sofro desse mal xD Está tudo organizadinho, lá isso está... Epá, mas a preguiça supera o OCD na catalogação xD
      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. Há anos que utilizo o Goodreads e adicionei dezenas, se não centenas de livros, ou já estaria perdida completamente perdida. :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu mal é não dizer logo ao Goodreads que tenho uma cópia daquele livro e marcá-lo só como um livro que quero ler ou estou a ler... Eu própria não me ajudo em nada xD Ainda me vai valendo a memória (especialmente fotográfica) para não me perder quando vou às compras :D

      Eliminar
  3. Que ideia tão óbvia e genial (sem insultar-te, mas deviam todos ter!)
    Agora tenho tantos livros que dói mas acho que vou mesmo começar a fazer!
    Beijinhos

    www.photographandread.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um mal só nos lembrarmos de o fazer quando estamos atolados de livros até ao tecto xD
      Obrigada pelo comentário :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Concordo plenamente. Por acaso tenho de ver se faço isso aos vários livros que tenho se os organizo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge! :) Quase um mês depois de publicar este post, ainda não tive tempo para o fazer. É uma coisa que requer não só tempo mas também alguma paciência, no caso de termos muitos livros nas nossas estantes! Boa sorte :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares