Breve Guia de Compras para a FLLx



Por esta altura já saberão bem que a Feira do Livro de Lisboa começa amanhã. Por isso, decidi trazer-vos um breve guia de compras, auxiliar a um outro que fiz há uns tempos atrás, de carácter mais geral. Há sempre livros que compensam e livros que não compensam comprar neste tipo de eventos e, caso estejam menos familiarizados com o sistema ou sejam uma daquelas pessoas que, de ano para ano, se queixa de não conseguir comprar nada na Hora H, dêem uma oportunidade a este pequeno «guia». Todas as informações práticas como horários,  acessos, mapa da feira, eventos, entre outros, poderão ser consultadas no site da Feira ou, eventualmente, das próprias editoras.

Ao chegar à Feira

Dêem uma oportunidade aos alfarrabistas antes de se dirigirem aos stands das editoras. As editoras precisam de dinheiro, certo. Mas estes senhores e senhoras que andam sempre com a casa atrás, de feira em feira, também. Muitas vezes têm livros recentes, que ainda não têm 50% de desconto na feira, a preços tão bons como os de Hora H. É importante que tenham uma noção dos preços dos livros que querem, sem qualquer desconto, para que possam saber onde e quando compensa mais comprar. Nos alfarrabistas, poderão também encontrar belíssimas pérolas, que estejam esgotadas nas editoras.

Passeiem

Passeiem muito, observem, perguntem aos colaboradores de cada stand se irão ter Hora H, caso tenham dúvidas em relação a essa questão; peçam catálogos, marcadores, etc. Perguntem se o livro que vocês querem comprar irá para a feira, caso ainda não esteja lá, e se esse ou outro livro irá fazer parte da promoção Livro do Dia (caso não entre na Hora H ou caso tenha o mesmo desconto e não vos obrigue a ir à feira num horário específico).
Há editoras como a Relógio d'Água, a Saída de Emergência e a Presença, por exemplo que, além da Hora H, têm stands só dedicados a livros com descontos superiores a 50% e que compensam sempre em relação à Hora H. Quase todos os stands terão também livros manuseados a preços muito interessantes. Caso não se importem de ter dois ou três vincos nos vossos livros, apostem nisso.

Novidades

Já sabemos que em época de Feira, há imensos livros a ser lançados. Caso queiram muito muito ler um livro acabadinho de sair, atirem-se a ele de cabeça, sabendo sempre qual é o dia em que compensa mais comprá-lo. Caso contrário, deixem-no aparecer nos alfarrabistas ou esperem até que faça os 18 meses de edição.

Hora H

Este ano a feira está maior em tamanho mas mais curta em termos de horário. A Hora H será de 2ª a 5ª das 21h às 22h. Acabaram-se as horas penosas, quando já jantámos e comemos a sobremesa, escolhemos os livros para a Hora H e ainda nos sobra uma hora de espera. Não. Este ano, mal acabam de jantar, podem ir escolher os vossos livros, pagar e ir tranquilamente para o conforto do vosso lar lê-los.
No site da feira existe também uma lista de editoras aderentes à Hora H. Tenham em conta que isto não significa que todas as editoras têm TODOS os livros com mais de 18 meses com 50% de desconto ou mais. Informem-se nos respectivos stands quais são os livros que entram nessa promoção e aproveitem esta hora (que passa num piscar de olhos!) ao máximo.

Não encontrei o livro que queria, e agora?

Bem... seria impossível as editoras levarem todos os livros do seu catálogo para a feira. Mesmo tendo inúmeros stands, poderão não ter um título ou outro. Livros que sejam mais antigos, poderão estar esgotados. Outros, existem em pouca quantidade e não se justifica levá-los para o evento. No entanto, perguntem sempre se há possibilidade de fazer um pedido e levantar na feira e, de preferência, levantá-lo na Hora H, caso a editora seja aderente.


Puxando aqui a brasa à minha sardinha, recomendo todos os estudantes, profissionais e interessados a visitar o stand da Lidel, onde estarei durante alguns dias da semana ao longo destes 15 dias. Aconselho também todos os que têm crianças na família ou que gostam de livros (pouco) infantis a visitar o stand da Edicare.

Amanhã lá estarei, pela primeira vez como vendedora e não como compradora compulsiva :D Estou em pulgas, como sempre. É um evento que adoro e este ano, certamente, será muito enriquecedor por ter uma perspectiva completamente diferente da habitual. Espero por vocês :D

Desejo a todos uma boa feira e boas leituras!



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares