Vamos Falar Sobre... | Cover Buys - Comprar Livros Pela Capa


Quem não gosta de livros bonitos que se acuse!

Este post teve como inspiração a categoria «Ler um livro comprado pela capa» do Desafio Literário Panemic Books (#desafiopbooks).
Todos nós ficamos hipnotizados pela beleza das coisas. «Os olhos também comem», como se costuma dizer. No caso dos amantes de livros, é perfeitamente normal que sejam os livros a hipnotizar-nos e a compelir-nos para os comprar. Quantos de nós já comprámos um livro só porque era bonito, mesmo sem ler a sinopse ou saber minimamente sobre o que trata? Guilty.
E o que é que ganhamos com isso? Bem... depende. Se formos coleccionadores de livros, ganhamos uma adição muito bonita à nossa colecção. Se gostarmos de decorar a casa com livros, ganhamos um objecto decorativo para o qual vamos olhar com gosto. Se não somos nem um, nem outro, podemos simplesmente ter uma coisa bonita para olhar.
Bem sei que para algumas o comprar livros só por comprar (que, para nós, nunca será o caso. Amantes de livros têm sempre uma boa desculpa para comprar livros) pode ser ostensivo e sem sentido. Mostrar livros bonitos - especialmente livros que podem agradar a outras pessoas que podem não os conhecer - é partilhar o nosso conhecimento e as nossas recomendações, seja em termos de conteúdo ou apenas como uma adição graficamente maravilhosa à nossa biblioteca.
Mas se a uma capa bonita estiver associada uma sinopse que nos interessa... ding, ding, ding! Jackpot! Não há por que resistir, certo?
Felizmente, cada vez mais temos designers gráficos altamente dotados que nos brindam com capas lindíssimas. Claro. É a forma mais rápida, fácil e eficaz (!!) de marketing para um livro.
Este não deixa de ser um tema algo complexo e polémico. Para mim não existe nenhum problema em comprar livros pela capa. Antes comprar um livro pela capa, que pode servir outros propósitos, do que comprar um livro pela sinopse e deixá-lo a morrer nas estantes para todo o sempre (guilty, again). Sinceramente, parece-me dinheiro mais bem gasto.
E se, como eu, forem suckers por tudo o que são coisas irresistivelmente bonitas, acredito que comprem muitos livros pela capa, independentemente de tudo. Sem ressentimentos nem arrependimentos.
Por favor, partilhem connosco a vossa opinião sobre comprar livros pela capa - costumam fazê-lo? Já o fizeram, mas foi uma vez sem exemplo? Acham um desperdício de dinheiro? Quais são algumas das vossas capas preferidas?


Partilhem todas as vossas opiniões!



*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá fomentar o crescimento do mesmo*

Comentários

  1. Costumo comprar livros pela capa mas não é muito frequente. Admito que lá de vez em quando vejo algum na livraria com uma capa bonita e aí sim vou ver a sinopse, mas se a sinopse não me conquistar não compro o livro ahahah

    Beijinhos, Brenda
    http://momentosdeataraxia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao preço que os livros estão, é quase impossível cair na tentação de o levar só pela capa... E é mesmo triste quando é só uma casca bonita e o miolo não vale nada.
      Beijinhos ^^

      Eliminar
  2. Já comprei muitos livros pela capa ser bonita, shame on me xD, mas na maior parte das vezes compro pelo conteúdo. Mas valorizo sempre toda a estética do livro, acho que quando estamos a ler um livro bonito eleva toda a experiência da leitura.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha no shame at all! :P Sim, o conteúdo é rei mas se o livro for bonito é um óptimo dois em um. Concordo :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares