Book Review | Two Can Keep a Secret


Two Can Keep a Secret é o segundo livro da autora de One of Us is Lying, Karen M. McManus. No ano passado li o primeiro e adorei, como podem ver aqui. Foi um livro que me deixou com sede de mais durante o ano inteiro e, por isso, foi um ano doloroso, em que parecia que nada do que estava a ler era realmente aquilo que queria ler. Finalmente, li o meu livro mais antecipado para 2019 e não podia deixar de partilhar convosco todos os sentimentos que isso me trouxe.
Se, tal como eu, gostaram do primeiro livro, então convido-vos a ler esta opinião e, claro, a ler o livro. Este livro foi lançado no dia 8 de Janeiro mas já está disponível também em Portugal. Dois Guardam um Segredo é um livro da Gailivro.

Título: Two Can Keep a Secret / Dois Guardam um Segredo
Autora: Karen M. McManus
Editora: Gailivro
Ano: 2019
Páginas: 312

Echo Ridge é uma pequena cidade, perto da fronteira com o Canadá, onde Ellery nunca esteve, mas de que já ouviu falar. Foi lá que, aos dezassete anos, a irmã gémea da sua mãe desapareceu. E foi também lá que, há cinco anos, o assassinato da rainha do baile de boas-vindas pôs a cidade na boca do mundo, fazendo manchetes em todos os jornais. Agora, Ellery e o seu irmão gémeo têm de ir viver para Echo Ridge, com uma avó que mal conhecem.

A cidade é perfeita, mas esconde segredos. E ainda antes do início do ano escolar, alguém ameaça tornar o baile de boas-vindas tão perigosamente inesquecível como o de há cinco anos.

De repente, quase como prova de que o aviso é para ser levado a sério, uma rapariga desaparece. Ellery está habituada a segredos. A sua mãe tem-los e a sua avó também. E quanto mais tempo passa em Echo Ridge, mais claro se torna para ela que toda a gente na cidade os tem. 

Mas os segredos são perigosos e a maioria das pessoas não consegue guardá-los. Por isso, em Echo Ridge, é mais seguro cada um não revelar os seus.




Karen M. McManus habituou-nos mal (no bom sentido) a algumas coisas: romances bem construídos e mistérios que nos fazem devorar páginas até perceber o que se passa no enredo dos seus livros.
Two Can Keep a Secret é bastante diferente do primeiro livro da autora, embora tenha o mesmo tipo de vibe. Aqui temos apenas duas perspectivas - a de Ellery e a de Malcolm, um rapaz de Echo Ridge que já passou por alguns episódios conturbados na sua (ainda) curta vida. Mas a vida de Malcolm torna-se ainda mais agitada a partir do momento em que Ellery e Ezra, o seu irmão gémeo se mudam para Echo Ridge. Os acontecimentos sucedem-se e os mistérios acumulam-se uns em cima de outros. Nós, como leitores e meros espectadores, passamos páginas atrás de páginas à procura do culpado de todos os males que assolam esta pequena terra. O próprio ambiente em que se desenrola esta narrativa diverge bastante do primeiro livro, onde grande parte da história se desenvolve entre quatro paredes, com todos os possíveis envolvidos confinados àquele espaço. Aqui, temos uma cidade inteira e conhecemos imensas pessoas que podem ter a sua quota parte de culpa e que encerram em si mesmos imensos segredos.
Os personagens são bastante relacionáveis e existe imensa diversidade. Gostei especialmente da Ellery e da sua paixão pela resolução de crimes e pela investigação (não estivesse o meu percurso académico de certa forma ligado às ciências forenses...). Consoante nos são debitadas teorias, vamos também achando que tudo faz sentido e vamos  vendo como os acontecimentos podem encaixar uns nos outros. No entanto, Karen M. McManus faz um excelente trabalho ao fazer-nos desconfiar de todos os personagens, praticamente sem excepção. Chega a uma altura em que até dos mortos desconfiamos. Absolutamente incrível. Este dom da autora faz com que o final não seja previsível. No entanto, senti que também não teve um impacto extremamente chocante.
O ritmo de leitura é absolutamente alucinante. É um livro que, tal como o primeiro, dá vontade de não parar de ler até saber exactamente o que se passa.
E existe romance, sim. Mas de uma forma ainda mais subtil do que em One of Us is Lying. Karen tem também esse dom, o de nos brindar com romances bem construídos, com uma base sólida e que acontecem em slow burn. Se procuram instalove, esta autora não é para vocês. Nestes livros o mais importante é o suspense e o mistério, depois vem o resto.
Não obstante, num livro tão pequeno e tão cheio de personagens, a autora dá-nos também uma perspectiva de relações familiares brutal, extremamente bem explorada e conseguida.
Em conclusão, temos um livro bastante completo, bastante bom e que consolida bastante bem o estilo de Karen M. McManus.
Adorei e recomendo a todos os que gostam de thrillers YA, quer tenham lido o primeiro livro ou não. Os livros não estão, de forma nenhuma, ligados, por isso, peguem... Não interessa em qual, mas peguem. Esta autora vale muito a pena e, enquanto não me desiludir, irei comprar todos os livros dela. A sequela de One of Us is Lying já foi anunciada e prevê-se que seja lançada no decorrer de 2020.



A todos os fãs de:
  • Um de Nós Mente, Karen M. McManus
  • Quando Éramos Mentirosos, de E. Lockart
  • Pretty Little Liars, Sara Shepard




Classificação no Goodreads: ✰✰✰





Já leram este livro ou têm curiosidade em lê-lo? Deixem a vossa opinião! Podem comprar este livro em português aqui e em inglês aqui.
Participem no Desafio Literário do blog!




 
*Este blog é um afiliado WookBook Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários

  1. Ainda não li o primeiro da autora mas quero tanto ler!!! Está sem dúvida na lista mas, credo, a lista é enorme :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há fotos enquanto não o leres xD
      A quem o dizes... Ontem, em conversa com uma amiga, até fiquei deprimida com a quantidade de livros que quero ler «agora» =|

      Eliminar
  2. Estive com o livro na mão e li o resumo, não despertou interesse.
    Agora que li a sua resenha, mudou a minha opinião e faz com que queira o ler.

    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Fico contente por despertar curiosidade! Vale a pena e com certeza não se vão arrepender ^^
      Havia muita gente de pé atrás com o primeiro livro da autora e no fim, todos o adoram :)
      Beijinhos ^^

      Eliminar
  3. Já estive para ler o primeiro livro, mas acabou por não acontecer. Sem dúvida que vai ser uma leitura para breve!
    beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sim, sim! Eu gostei ainda mais que deste e quero que toda a gente no mundo o leia! Depois partilha a tua opinião ^^
      Beijinhos :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares