Óscares da Literatura 2019

No próximo Domingo podemos assistir a mais uma cerimónia dos Óscares, esses prémios do cinema que, com o tempo, se têm vindo a deteriorar e a premiar os mais banais filmes da Academia. Mas enfim, escolhas são escolhas e nem tudo pode agradar aos mesmos. E não é para falar de filmes ou cinema que aqui estamos, mas sim de livros.
Inspirada nos vídeos anuais da Regan do canal Peruse Project (vídeos originais de bookadoodles), decidi também eu trazer a minha versão dos Óscares da literatura, traduzida directamente da adaptação da Regan do vídeo original no ano passado
Estes prémios, obviamente, vão ter em conta as minhas leituras do ano passado e, para isso, vou usar o meu registo do desafio de 2018 do Goodreads.



1 - Melhor actor - Protagonista masculino preferido numa série ou livro

Ok, eu sei que este livro não tem propriamente um personagem principal (ou será o Simon? Ajudem-me aqui!) mas vou ter que escolher o Nate de One of Us is Lying. Não sabem quem é? Não percam mais tempo e vão pegar no livro. Podem ver toda a minha opinião sobre este livro maravilhoso aqui.


2 - Melhor actriz - Protagonista feminina preferida numa série ou livro

Mais uma vez, este livro não tem um protagonista propriamente definido, mas vai ter que ser. O Óscar vai para Arsinoe, uma das rainhas de Three Dark Crowns. O outro livro que, se não leram, têm que o fazer. A minha opinião também pode ser vista aqui no blog.


3 - Melhor cinematografia - Melhor plot twist

Definitivamente Three Dark Crowns! A sério, é brutalmente inesperado. Por favor, leiam.


4 - Melhor guarda-roupa - Capa favorita

Esta é a competição mais renhida. Mas vou escolher As Flores Perdidas de Alice Hart, nesta edição brutal da Porto Editora.



5 - Melhor actor/actriz secundário(a) - Melhor personagem secundário

Não é fácil, mas tenho muita convicção na minha escolha, que vai para o Nik do livro Gemina, de Jay Kristoff e Amie Kaufman. Illuminae Files é uma trilogia must-read.


6 - Melhor argumento original - Mundo mais único

Isto é mais difícil do que imaginava. Ora, podia nomear Sailor Moon, Harry Potter, Birdbox, Matéria Escura, Robopocalipse, Os Adivinhos, Dragomante, A História de Uma Serva e The Loneliest Girl in The Universe. Mas, no meio de todos, vou premiar apenas um.
E o vencedor é.... (só porque o Harry Potter ganha sempre tudo e os outros parecem o Leonardo DiCaprio à espera da sua oportunidade)....... Birdbox!


7 - Melhor filme de animação - Livro que daria um óptimo filme animado

Sailor Moon seria a minha escolha óbvia mas como já existe o anime, que é brutal, por sinal, vou passar ao próximo.
Assim, o prémio vai ser atribuído ao livro A Montanha de Livros Mais Alta do Mundo, de Rocío Bonilla.


8 - Melhor realizador - Autor descoberto no ano passado

Karen M. McManus! Enquanto não me desiludir, tenciono ler tudo o que esta senhora escrever.
Dou o prémio de mérito a Kendare Blake.


9 - Melhores efeitos visuais - Melhor acção

Vou fazer uma batota e atribuir o prémio aos dois livros que li da trilogia Illuminae Files - Gemina e Obsidio.



10 - Melhor curta metragem - Novela ou short-story preferida

Não leio muitas shorts stories e não li nenhuma novela. Li as short stories da Sailor Moon mas não sinto que sejam merecedoras. Por isso, vou escolher um livro infantil - O Capuchinho, de Bethan Woollvin.


11 - Melhor fotografia - Stand-alone preferido

Estes prémios estão muito repetitivos mas há anos assim, certo? Há anos em que um filme parece ganhar todas as categorias e estar nomeado para todas as categorias. E com as minhas leituras do ano passado passa-se o mesmo e, enquanto não houver sequela no mercado para este livro, vou sempre tratá-lo como um stand-alone: One of Us is Lying!


12 - Melhor documentário - Livro de ficção (ou não-ficção) histórica preferido

Não li nenhum livro que seja uma ficção histórica pura e dura. Por isso, o prémio é atribuído ao único livro que li que melhor se encaixa nesta categoria. O prémio vai para... Os Adivinhos, de Libba Bray. Saibam mais sobre o livro aqui.




E pronto, são estes os prémios que atribuo para as minhas leituras do ano passado. Espero que se tenham divertido tanto a ler este post como eu me diverti a fazê-lo. Foi muito engraçado revisitar as leituras do ano passado (que ainda está aqui tão próximo mas, ao mesmo tempo, tão longe). Digam-nos a que livros atribuiriam os diferentes prémios e, apesar disto não ser exactamente uma TAG, se quiserem usar como tal, sintam-se à vontade para fazer os vossos próprios posts usando esta adaptação do original. Caso o façam, partilhem os vossos links para termos acesso às vossas respostas :) Boas leituras!









*Este blog é um afiliado Wook, Book Depository e Amazon UK e ES. Ao comprarem através do meu link estão a contribuir com uma pequeníssima percentagem que poderá contribuir para o crescimento do mesmo*

Comentários

  1. Adorei a “Tag” e as respostas! Ai tantos livros aí que quero ler!

    ResponderEliminar
  2. Adorei quando disseste que HP ganha tudo xD so true!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yep. Todos os anos faz parte dos preferidos de alguém em algum lado :P
      Beijinhos!

      Eliminar
  3. Não li, One of Us is Lying, tenho mesmo de o fazer MAS li three dark crowns e amei, no entanto a minha irmã preferida é a Catherine! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Katharine???? OMG... Não te vou dar spoilers mas se calhar é melhor leres o segundo! E depois falamos sobre isso xD
      Acho que é a 3ª ou 4ª vez que te digo que tens que ler o One of Us. Devia fazer greve de fotos até leres :P

      Eliminar
  4. Gostei muito do estilo do post. Dos teus livros só li o "Três coroas negras" e quero muito ler a continuação.

    https://www.sonhamasrealiza.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :D
      Eu estou a ler a continuação - o One Dark Throne - e estou a gostar tanto como do primeiro ^^ Recomendo.

      Eliminar
  5. ADOREI este post!!! Destes, só tenho As Flores Perdidas e sem dúvida que o prémio foi muito bem atribuído! Foi daqueles que comprei pela capa. Não lhe resisti!!!!!!!!!!!!!!!! Fiquei com vontade de ler esses outros...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sandra!!! :D
      Ahahah, ninguém resiste a uma capa bonita, sem dúvida. E se o conteúdo for bom, então, é ouro sobre azul ^^
      Escusado será dizer que pelo menos o One of Us is Lying e o Three Dark Crowns devias mesmo ler. Não há ninguém a quem não recomende estes livros :P
      Um grande beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares