Vamos Falar Sobre... | O Meu Ano de Leituras

Ainda faltam alguns dias para o final do ano e ainda poderão haver algumas mudanças neste breve balanço, mas ainda há tanto a fazer até ao final do ano que há que começar a adiantar trabalho por algum lado!

Este ano decidi cumprir o desafio das meninas do Efeito dos Livros. Algures a meio do ano já vos tinha deixado um balanço de leituras, mas agora deixo-vos o balanço final dos livros que li para cada categoria. Segue-se-lhe uma breve revisão do meu ano de leituras.




Livro recebido no Amigo Secreto 2017 - Vidas Finais, Riley Sager

Livro sobre viagens ou com uma viagem - A Sereia, Kiera Cass

Livro Cómico/ Divertido - O Capuchinho, Bethan Woollvin

Um livro que toda a gente adora mas tu nunca leste - Harry Potter and the Half Blood Prince, J. K. Rowling

Livro infantil/ juvenil - Quidditch Through the Ages, Kennilworthy Whisp

Livro de um autor português - Dragomante, Filipe Faria

Livro com um animal na capa - O Pior Aniversário da Minha Vida, Benjamin Chaud

Livro de um autor nórdico - A Rapariga-Corvo, Erik Axl Sund

Livro mencionado noutro livro - Harry Potter and the Deathly Hollows, J. K. Rowling (mencionado no Vidas Finais)

Livro calhamaço - Gemina, Jay Kristoff e Amie Kaufman

Livro Vencedor do Goodreads Choice Awards - O Ódio que Semeias, Angie Thomas

Livro que devia ter lido em 2017 - A Floresta de Mãos e Dentes, Carrie Ryan

Livro que envolva livraria ou biblioteca - A Livraria Noite e Dia do Sr. Penumbra

Livro de um autor que tenha o mesmo nome que tu - Harry Potter, J. (Joanne) K. Rowling

Livro que será adaptado ao cinema em 2018 - Birdbox, Josh Malerman

Livro passado num país que gostava de visitar - One of Us is Lying, Karen M. MacManus

Livro com um título enome ou estranho - A Minha Avó Pede Desculpa (well, em inglês é bastante grande...)

Livro de um género que nunca li - Sailor Moon, Naoko Takeuchi

No tempo que falta até ao final do ano é possível que consiga ainda ler um livro de poesia de Fernando Pessoa, que tenho agora a meio. A escolha do Efeito dos Livros para Dezembro é o autor Afonso Cruz. Como não tenho nada do autor em casa, há sempre uma ínfima possibilidade de ir à biblioteca requisitar um dos livros do autor, caso tenham algum... E matava mais dois coelhos. Ainda há tempo, vamos ver se é possível ou não. Fingers crossed.

Tal como já vimos num post anterior, no início do ano propus-me ler vários livros. Alguns deles estão na minha estante há anos à espera para ser lidos... E ainda não foi este ano. Com o aproximar do final do ano e com outros livros, projectos e ideias em mãos, considero que seja praticamente impossível pegar nalgum desses livros ou nalgum dos que queria ler até ao final do ano, que não esteja a ler neste momento.

No ano passado, apresentei-vos as minhas leituras e favoritos recorrendo a alguns gráficos. Este ano, ainda não tive oportunidade para o fazer, nem sei se irei seguir o mesmo formato (deixem a vossa opinião nos comentários sobre que formato preferem ver para balanços de leituras). Por isso, e para já, vamos analisar o que nos diz o Goodreads!

Em comparação com o ano passado, li mais 3731 páginas distribuídas por mais 18 livros, até agora. Isto significa que o meu objectivo para este ano - ler 40 livros - foi atingido e ultrapassado por 15 livros.


Dos 55 livros lidos, 3 foram em formato audiobook.
Provavelmente foi o ano em que li menos thrillers e o ano em que li mais livros YA. Iniciei-me nos mangas, com Sailor Moon e li mais livros infantis que nos dois últimos anos juntos.
Foi o ano das 3 estrelas e das leituras medíocres. Adorei dois livros, gostei bastante de mais uns quantos, mas apenas dois livrinhos infantis conseguiram encher o meu coração e a luz das 5 estrelas.
Ainda estou à espera de encontrar o meu livro do ano nestes dias que faltam.

Não foi um mau ano de leituras, mas também não foi excelente. Consegui ler muito mais do que esperava, consegui abranger leituras de vários géneros e finalizar séries. Infelizmente, houve muitos livros que me desiludiram, mas isso é matéria para outro post :)



Como correu o vosso ano de leituras? Já têm planos e metas definidas para o próximo ano?

Comentários

  1. Para janeiro vou ter um review de um livro que estou a ler

    ResponderEliminar
  2. Não apontei os livros que li, mas vai ser algo a mudar no próximo ano! Da tua lista apenas li Harry Potter.

    Beijinhos,
    http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta usar o Goodreads para manter as leituras em dia ;)
      Um beijinho, Vera ^^

      Eliminar

Enviar um comentário