Vamos Falar Sobre... | Séries de TV e Livros

Apesar de adorar ler e de estar agarrada a livros sempre que posso, tenho outros hobbies. Parece estranho? Yep, mas é verdade... Jogos de tabuleiro, cinema, séries... Até jogar alguns jogos de consola (embora perca a paciência em 30 min., na maior parte dos casos), são algumas das actividades que também preenchem as minhas horas vagas. Mas aquilo que acaba por tomar mais do meu tempo, depois da leitura, provavelmente serão as séries de TV.

Existem cada vez mais livros adaptados para cinema e TV. Se, por um lado, é extremamente irritante que quase todos os livros populares sejam adaptados, por outro, o pessoal agradece ver em carne e osso os personagens preferidos das mais variadas histórias. Let's fangirl!

To All the Boys I've Loved Before, Darkest Minds, The Miseducation of Cameron Post, entre outros, são algumas das próximas apostas cinematográficas no que diz respeito a adaptações de livros para o grande ecrã. Algures em 2019 teremos também o regresso da série Thirteen Reasons Why. Como sabem, não gostei do livro mas considero que a série está bastante bem adaptada e é bastante mais adequada do que o livro. 

Existem ainda séries que, apesar de não serem adaptadas de livros, têm imensas referências a livros e à cultura Pop em geral. Na minha humilde opinião, estas séries têm mais potencial do que as que são fruto de adaptações de livros. Têm escrita original, não há nenhuma ponta da história a que possamos apontar o dedo por ser diferente do livro e não há pormenores que possamos achar que ficaram deixados ao acaso porque não houve ninguém a imaginar e conceber aqueles personagens antes de existirem na série. Juntando a tudo isto uma história interessante, temos meio caminho andando para uma boa série não baseada em livros.
Um bom exemplo é a série Riverdale, de que já deverão ter ouvido falar. Ainda agora comecei a ver e... Oh... Meu... Deus! É uma das séries mais completas que já vi - thriller, romance, musical, intriga familiar, bullying, quebrar estereótipos... todos estes géneros e premissas (e mais algumas) estão presentes nesta série que explora a vida de Archie e dos seus amigos numa pequena cidade do interior dos EUA, onde a vida não é tão pacata como se poderia pensar que seria.
Ainda não vi muitos episódios da série mas já estou completamente obcecada e não é só por ser intrigante e viciante e por ter personagens extremamente interessantes. Não, é também porque faz inúmeras referências a livros, música, tudo o que possam imaginar. Estou a adorar e recomendo vivamente a toda a gente que tenha gostos semelhantes. Apesar desta série ser completamente diferente de todas as minhas séries preferidas de sempre (Glee, Pretty Little Liars, Castle, Criminal Minds, The Walking Dead, La Casa de Papel), tem um enorme potencial para entrar para a lista. Será pela vibe One of Us is Lying que me traz? Talvez... Se gostaram deste livro, definitivamente deviam dar uma oportunidade à série.

É preferível uma boa série com argumento original do que uma adaptação surrealmente má de um livro. Tive a pior experiência da minha vida quando vi a adaptação rasca da melhor trilogia de livros que li no ano passado: Wayward Pines. Não sei muito bem o que é aquilo, mas passei as horas mais penosas da minha vida a assistir àquelas duas temporadas, que descarrilam para qualquer coisa que ultrapassa o ridículo. Aquela série é um assassínio à trilogia de Blake Crouch e o mais triste é ele tê-lo permitido!
Ao contrário de Riverdale, não recomendo absolutamente nada a série Wayward Pines. Leiam os livros, são extraordinários. Mas, por favor, não avancem mais do que isso. Desde a escolha dos actores até à deturpação completa da história, não sei qual foi o maior falhanço. Tanto potencial deitado à água...



Quais são as vossas séries preferidas? Quais é que recomendam? Preferem adaptações ou séries originais? Partilhem as vossas opiniões :)


Comentários

  1. Ando completamente desconectada das séries ocidentais. De momento estou mais inclinada para séries coreanas, um verdadeiro achado! Beijinhos ^^,

    Miss DeBlogger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =O coreanas? É todo um mundo que me é desconhecido... Gosto bastante de filmes asiáticos (especialmente de terror), se calhar iria gostar de séries também. Tens que me dar umas recomendações :D

      Beijinho ^^

      Eliminar
  2. Grande parte das adaptações desilude-me...
    A série 13 reasons why, para minha a primeira temporada foi fantástica a segunda só vi dois episódios e nem tive vontade de continuar. Também adoro a Rivardale!

    Beijinhos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão engraçado como as pessoas são diferentes e existem gostos para tudo. Eu gostei mais da segunda temporada, talvez por se afastar completamente do livro e seguir mais as histórias dos outros personagens.

      Beijinho ^^

      Eliminar

Enviar um comentário